Home Artigos Hardware Mais vídeos da Canon 5D Mark III

Mais vídeos da Canon 5D Mark III

Agora que já se passaram alguns dias do anúncio da Canon 5D Mark III, mais vídeos foram aparecendo por aí. Fizemos uma pequena coletânea para você julgar com seus próprios olhos as mudanças em relação à 5D Mark II.

Andam questionando se o upgrade da 5D Mk II para a 5D Mk III vale a pena. Para muitos, as mudanças não são tão radicais a ponto de vender a câmera antiga e comprar a nova. Muitos, na verdade, se entusiasmaram demais com os rumores e ficaram com expectativas excessivamente altas.

Por exemplo, muitos reclamam que a câmera não filma em 4K. Sinceramente, para mim são pessoas que se preocupam mais com números do que conteúdo. Como se uma câmera 4K fosse fazê-los virar melhores cineastas. Com a presente resolução, a 5D Mk II já foi utilizada em séries de TV como House e em vários longas para o cinema, inclusive produções de alto orçamento de Hollywood.

4K para que? Para devorar cartões que nem louca? Para necessitar de mais compressão ainda para acomodar o número bem maior de pixels? Para dar o dobro de trabalho na pós? Pra maioria dos usuários, a resolução de 1080p sem ser Raw das HDSLRs Canon é uma maravilha. Na maioria dos casos, basta editar e exportar, sem nenhuma correção de cor ou muito pouca.

Aliás, não gravar em Raw é outra reclamação, como se Raw significasse nenhuma compressão ou Raw equivalente ao de fotos. O Raw da grande maioria das outras câmeras de cinematografia eletrônica não passa de uma manipulação da curva de luminância para dar um pouco mais de mais latitude. E, assim como na RED, significa uma compressão bem alta. Também significa correção de cor obrigatória.

Pelo que ando vendo da nova 5D Mark III, ela vale muito o upgrade, sim. A sensibilidade para pouca luz está absurda. O nível de ruído diminuiu muito. O moiré praticamente desapareceu. Filmar em 720P não significa mais perder tanta qualidade e entrar no reino dos serrilhados. E até o efeito gelatina (rolling shutter) ficou muito menos presente – praticamente a metade de antes.

Sinceramente, estas eram algumas das maiores reclamações dos usuários da 5D Mk II e me lembro de ler comentários de várias pessoas, algum tempo atrás que, se só um desses problemas fosse resolvido no próximo modelo, elas trocariam de câmera na mesma hora. Então, por que tanta reclamação?


Filmado em 720P

A lista de melhorias é enorme, e se a 5D Mk III fosse lançada como a 2D Mk I, aposto que muitos estariam vibrando. Claro que suceder a incrível Mk II não é fácil. É como aquele astro pop que lançou um tremendo hit, foi pro topo das paradas e agora tem que lançar outro CD. Dá o maior medo do fracasso, porque a expectativa dos fãs é muito alta.

Mas, cada um com suas necessidades. Se a 5D Mk II atende perfeitamente as suas, realmente não há porque fazer o upgrade. Mas se você reclamava de algum dos itens que a Canon melhorou e eles são realmente importantes para você, a 5D Mk III passou a ser uma câmera bem superior.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
12 5154

O cinema digital nunca viveu um período tão interessante. Se a câmera de cinema digital chinesa iniciou a revolução dos preços baixos, foi a Blackmagic que venceu a corrida e lançou no mercado as verdadeiras câmeras revolucionárias. Agora...
30 6268

Eles são a última novidade do mercado. Monitores bem mais largos que o normal e que oferecem muito mais espaço para trabalhar. Além disso, são perfeitos para reproduzir filmes em formato cinemascope. Com um desses monitores você consegue praticamente o...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5131

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5591

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6255

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...