Home Tutoriais Final Cut Pro X Metadados e mecanismos de busca no Final Cut Pro X

Metadados e mecanismos de busca no Final Cut Pro X

A preparação do material original de um projeto de edição é parte essencial do processo criativo do editor moderno. E o Final Cut Pro X é praticamente imbatível em recursos nesse quesito.

Para quem ainda não compreendeu ou ainda não percebeu, vale bater na mesma tecla: o FCPX é um programa inteiramente baseado em metadados. Os eventos, por exemplo, nada mais são que bancos de dados projetados para o gerenciamento de conteúdo voltado para a edição de vídeo.

O programa faz um perfeito casamento de sistemas de classificação e sistemas de busca por metadados, que apesar de ser super-poderoso, muitas vezes passa despercebido, ofuscado por recursos mais óbvios e chamativos como o multicam.

De olho nesses detalhes, Steve Martim apresenta mais um episódio do MacBreak Studio, sempre acompanhado por Mark Spencer.

Acompanhe a sua demonstração de como criar metadados personalizados em conjunto com as tags Favorite e Rejected aplicadas a clips contidos no Event Browser, para depois utilizar esses mesmos metados em filtragens para otimizar a criação de projetos de edição.

 

 

Para assistir mais tutoriais do Macbreak Studio aqui no Videoguru, acesse nossas categorias de tutoriais do FCPX e do Motion. Você também pode visitar o site da Pixel Corps.tv e o seu canal de vídeos no Youtube. E para assistir tutoriais mais completos e aprofundados, visite site da Ripple Training e adquira um de seus pacotes pagos de treinamento.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

A versão 10.1 do Final Cut Pro X mudou completamente a estrutura de organização de arquivos do programa. Isso significa que a forma de trabalhar se modificou em vários aspectos para os quais você precisa estar atento. E para ajudar...

Tanto a Range Tool como o Shape Masks podem ser consideradas ferramentas super úteis, que todo mundo conhece e sabe para que serve, mas nem sempre sabe como tirar o melhor proveito delas. Nesse caso, nada como um guru...
8 comentários Nesse post
  1. Estou com um problema no fcx gostaria que alguem me ajudasse,
    tenho 2 imacs em rede, porem gostaria de usar projetos em rede mais a tela de compartilhamento nao aparece a linha dos projetos, soh aparecem os hds…e nao os computers compartilhados,

    obrigado

    • Olá Erik,

      Tivemos umas semanas meio atarefadas e algumas mensagens acabaram ficando sem resposta. Como passou muito tempo entre a sua mensagem e a nossa possibilidade de responder, estamos te respondendo por email.

      Gostariamos de entender melhor seu problema, se é que ele persiste. Como está construída a sua rede? E explique com mais detalhes a dificuldade que você está encontrando, por favor.

      Antes mesmo da sua resposta, imagino que você saiba que o ideal, para operar com armazenamento compartilhado entre duas máquinas com o FCPX, é trabalhar com um disco rápido compartilhado por uma rede Xsan.

      Nesse caso, existem dois cenários recomendados:

      1. O FCPX é configurado para vários usuários que irão compartilhar um único projeto e evento, com a edição limitada a um usuário por vez.
      2. O FCPX é configurado para duas estações de trabalho compartilhando a mesma mídia simultaneamente, mas com certas restrições na forma de trabalhar em rede.

  2. Bom dia!

    Gostaria de tirar uma dúvida. Comprei um storage Iomega NAS de 12TB para armazenamento dos arquivos de Videos e não estou conseguindo fazer o Final Cut Pro X identificar os HDS compartilhados desse dispositivo. Esse storage está ligado com um cabo de rede direto no computador e os compartilhamentos foram reconhecidos pelo sistema operacional OSX 10.8.2, mais na Event Library do Final Cut não aparece os compartilhamentos desse Storage, somente os HD externos que possuo ligados na USB. O Programa ainda não trabalha em rede?

    • Você precisa adicionar o dispositivo de armazenamento NAS usando o comando File > Add SAN Location. Só assim ele aparecerá nas bibliotecas de eventos e projetos.

  3. Olá tudo bem, estamos implantando o Final Cut x aqui na nossa produtora, mas de cara já estamos com um problema.
    Todas as nossas máquinas trabalham em rede e quando abrimos o Final CUT, ele não mostra essa rede para nós.
    Aí quando vou em Add SAN LOCATION, a nossa rede até aparece, mas o Final, não me dá a opção de clicar nela.
    Nossa rede não é em fibra óptica, isso teria algum problema.
    Obrigado e aguardo.

  4. Bom dia!
    Como faço para que o final cut X reconheça meu HD externo no event library?
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Nenhum disco ou drive aparece diretamente no Event Library, apenas o material importado para o projeto de edição. Conecte o disco no Mac, e ele será enxergado na janela de importação do FCPX. Daí você importa os clips de vídeo, e eles aparecem no painel Event Library.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4860

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5337

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5972

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...