Home Notícias Câmera Nikon D4 – De olho na nova HDSLR

Nikon D4 – De olho na nova HDSLR

A marca pioneira das HDSLR havia ficado para trás. Mas agora recupera o tempo perdido e promete muito com a D4.

Dentre os muitos recursos novos, destacam-se várias velocidades de filmagem: 24,25,30 fps em full HD e 50-60 em 720p, e – até que enfim – uma saída para fones de ouvido para monitoração de audio. Falando em audio, este tem controles totalmente manuais.

A qualidade de imagem parece ser excelente, como pode ser visto no vídeo abaixo. E, para aqueles que desejam a melhor qualidade possível, a D4 oferece uma saída limpa, sem compressão, em 8 bits e 4:2:2 pelo conector HDMI. Pode-se gravar diretamente em um computador ou em um dos vários gravadores externos disponíveis no mercado.

Outro recurso interessante é a saída simultânea para um monitor externo e pela tela de LCD da câmera, em modo Live View. E, para quem usa gruas ou outros acessórios semelhantes, a D4 permite o início da filmagem remotamente com ou sem fio.

Outro item muito desejado e prometido pela Nikon para este modelo é uma redução considerável nos defeitos de imagem como moiré e serrilhados. Aliás, essa é uma tendência universal para a próxima geração de HDSLRs, independente do fabricante.

A D4 tem um novo sensor full frame de 36x24mm, do mesmo tamanho do da Canon 5D MkII. Porém a resolução deste é menor, seguindo a lógica da Nikon, com 16.2 milhões de pixels. Mas a sensibilidade é fantástica indo de 50 ISO até 204800 ISO. E, assim como a Panasonic GH2, a D4 oferece um modo crop de 1:1 em Full HD, aumentando bastante o alcance das lentes (2.7x) sem perda de qualidade.

Para as filmagens com pouca luz, a Nikon promete um sistema de redução de ruídos especialmente desenhado para vídeo, utilizando o novo e veloz processador EXPEED 3. E, para aqueles que reclamam do limite de tempo de filmagem das Canon, a D4 promete tomadas diretas de até 29 minutos e 59 segundos, dependendo do modo utilizado. Sendo que, em 1920×1080 normal, a média é de 20 minutos.

Para completar, o corpo da câmera é vedado para resistir a água e poeira. A gravação de time lapse é feita pela própria câmera, sem a necessidade de acessórios. E os botões são suavemente iluminados para facilitar sua operação no escuro.

Ficou com água na boca? Então vá juntando, até fevereiro, os US$6.000,00 necessários para comprar apenas o corpo, no exterior, sem nossos famosos impostos.

Para aqueles que possuem um grande investimento em lentes de outras marcas, vale lembrar que a Nikon não é muito versátil no uso de lentes de outros fabricantes devido à distância do elemento traseiro até o sensor. Ou seja, se você tem uma HDSLR Canon com lentes deste fabricante, além de uma bela coleção de lentes manuais que não sejam da Nikon, vá se preparando para vender tudo e começar do zero.

Mas, se você é um usuário Nikon ou espera que esta seja sua primeira HDSLR, então não há com o que se preocupar. Pessoalmente, fico muito feliz que a Nikon esteja ativa, elevando o patamar das HDSLR e forçando, assim, uma competitividade bem saudável no mercado. Ao que parece, a D4 oferecerá uma qualidade de imagem fantástica e deverá ganhar muitos adeptos na produção independente. Não vejo a hora de experimentar uma.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Autor
Paulo trabalhou na Rede Globo de Televisão como roteirista, diretor e editor e também escreveu sete longa metragens do grupo Os Trapalhões. Em 1991, abriu uma produtora nos EUA, onde conquistou vários clientes importantes, recebeu diversos prêmios e escreveu centenas de artigos como editor contribuinte para algumas das mais importantes publicações profissionais americanas e internacionais. Hoje Paulo trabalha como colorista para TV e cinema, com clientes no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Artigos relacionados
0 7168

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5657

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
1 comentário Nesse post

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5134

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5603

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6259

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...