Home Notícias Câmera Nikon D800 – Agora a briga das HDSLRs esquentou!

Nikon D800 – Agora a briga das HDSLRs esquentou!

Mal anunciamos a Nikon D4 e o fabricante lança esta nova câmera que veio para brigar feio com a Canon 5D MkII. Não só surpreende com seus 36.3 milhões de pixels, como também promete muito como câmera de vídeo.

E o preço, então, é de deixar os cabelos dos fanáticos por Canon em pé – US$2,999.95. Bem na faixa da 5D. Parece mesmo que a Nikon não só recuperou o tempo perdido como também passou à frente da Canon no que diz respeito a especificações e recursos.

O sensor full frame de 36.3 milhões de pixels é o novo líder no mercado das HDSLRs e aproxima-se da resolução das câmeras digitais de médio formato. O ISO é expansível até 25.600 e ela filma em 1080p a 24, 25 e 30 quadros por segundo. Para cutucar ainda mais a Canon, a D800 foi anunciada junto com um vídeo bem produzido que mostra sua excelente performance.

E tem também esse tour virtual da câmera.

Para cutucar a competição ainda mais, a Nikon afirma que essa câmera filma em qualidade broadcast, utilizando o formato AVC. Ela vem com saída para fones de ouvido para monitoração do audio, saída sem compressão em HDMI para gravação de altíssima qualidade em aparelhos externos e permite monitorar a imagem simultaneamente no visor da câmera em em um monitor externo.

Parece até que a Nikon andou ouvindo os desejos dos usuários da Canon… O foco automático tem 51 pontos e o corpo de liga metálica é vedado para melhor resistir a condições adversas de tempo. Ela grava tanto em cartões compact flash como SD e tem medidor de volume sonoro (VU) na tela – recurso que as Canon só tem com o Magic Lantern.

É, a briga agora ficou feia. Não só a Nikon promete incomodar a Canon, como também finalmente oferece a seus usuários fiéis uma HDSLR extremamente competente que certamente irá fazer nome no mercado.

Para maiores informações, acesse o site da Nikon ou, para saber mais ainda sobre ela e, quem sabe, até mesmo reservar a sua, visite o site da B&H.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Autor
Paulo trabalhou na Rede Globo de Televisão como roteirista, diretor e editor e também escreveu sete longa metragens do grupo Os Trapalhões. Em 1991, abriu uma produtora nos EUA, onde conquistou vários clientes importantes, recebeu diversos prêmios e escreveu centenas de artigos como editor contribuinte para algumas das mais importantes publicações profissionais americanas e internacionais. Hoje Paulo trabalha como colorista para TV e cinema, com clientes no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Artigos relacionados
0 6914

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5432

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
2 comentários Nesse post
  1. Olá, Paulo,

    Será que o tamanho do pixel, que é uns 60% menor que o da D700, não fará diferença?

    • Olá Helio,
      Boa pergunta. Faz diferença na sensibilidade à luz, pois geralmente quanto maior o pixel, mais sensível. Teoricamente os pixels menores também possuem menos latitude e produzem mais ruídos. Porém, tudo isso depende muito da tecnologia empregada nos circuitos da câmera e no software dela. Daí existem câmeras com pixels maiores que são mais ruidosas e tem menos latitude do que certas câmeras com pixels menores que possuem um desenho mais moderno e componentes melhores.
      Neste caso, só saberemos com certeza quando a D800 estiver disponível e surgirem comparações diretas entre as duas.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4860

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5337

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5972

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...