Home Notícias Color Grading Da Vinci Resolve Lite – ainda gratuito e com mais recursos

Da Vinci Resolve Lite – ainda gratuito e com mais recursos

A Blackmagic Design surpreendeu o mercado quando anunciou, em setembro de 2009, a compra da DaVinci Systems, criadora de sistemas high-end para pós-produção, até então caríssimos e usados nas mais importantes post houses em todo o mundo por décadas.

Imediatamente após a aquisição, a Blackmagic reestruturou o modelo de negócio da DaVinci, aplicando a sua tradicional estratégia ultra agressiva de entregar produtos de alta qualidade a preços extremamente acessíveis.

Desse modo, a Blackmagic concentrou-se nos sistemas DaVinci Resolve, para correção de cor, e DaVinci Revival, para restauração de filme, reposicionando-os para um mercado mais amplo e democrático.

Atualmente, com versões para Mac, Windows e Linux, o Resolve é vendido basicamente em duas opções: por US$1.000, numa solução de software, e a US$30.000, acompanhando hardware proprietário com painéis de controle exclusivos para o programa.

Mas ainda há uma versão gratuita do software Resolve, liberada em abril deste ano pela Blackmagic, com recursos limitados. E é essa versão Lite que traz excelentes novidades e motiva esse post. A Blackmagic acaba de anunciar o DaVinci Resolve Lite 8.1.1 , com o fim da limitação de uso de apenas dois nodes de correção de cor.

Ou seja, agora qualquer um pode baixar o software pelo site da BlackMagic gratuitamente e fazer trabalhos com múltiplas correções de cor, e com suporte para o formato de vídeo DNxHD, usado pelo Avid Media Composer.

O programa continua limitado ao processamento de uma placa gráfica, mas com a alternativa do uso de proxies em tempo real para utilização de mais nodes no caso de trabalhos mais complexas. Além disso, continuam as limitações a projetos SD e HD, sendo que o material original pode chegar em qualquer resolução, como 2K e 4K, ou superior.

Está claro que, com esse movimento, a Blackmagic quer ocupar o espaço deixado pelo Color, um dos produtos que faziam parte do pacote Final Cut Studio, agora descontinuado pela Apple, e ir além. Seu objetivo é alargar sua base de usuários, catequizando e permitindo a formação de novos coloristas associados ao Resolve.

Para baixar o Resolve Lite e obter mais informações, visite o link para a página de suporte do software no site da Blackmagic. O site Class on Demand também está anunciando novos cursos online para o Resolve, inclusive com um módulo de introdução igualmente gratuito.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

A Blackmagic Design disponibilizou hoje a versão final do DaVinci Resolve 11. Duas versões beta públicas ficaram disponíveis por um tempo para testes antes desse lançamento. A versão 11 do programa ampliou bastante as funções de edição online e trouxe...
1 2042

Em um evento especial com transmissão online diretamente de Nova Iorque, a Adobe lançou o que está chamando de Creative Cloud 2014, um novo pacote de software que inclui versões inteiramente novas de 14 programas de computador, entre os quais, os mais importantes...

GALERIA

1 6530

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 7873

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 7941

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...