Home Notícias Câmera O Magic Lantern para a Canon 5D Mark III vem aí!

O Magic Lantern para a Canon 5D Mark III vem aí!

Confirmado! O Magic Lantern para a Canon 5D Mark III vem aí! A equipe de desenvolvimento já conseguiu o firmware oficial da Canon e começou os trabalhos de investigação. Os primeiros testes já rodaram na nova HDSLR da Canon, o que significa que os japoneses mantiveram o firmware aberto para modificações.

Isso é uma excelente notícia, não só porque o Magic Lantern promete muitas novidades para a 5D Mk III, mas também porque mostra que a Canon, de certa forma, apoia a comunidade de firmwares alternativos. Poderia agir como a Apple, por exemplo, que a cada update de firmware tenta bloquear o jailbreaking. Mas não o faz.

Claro que a Canon não suporta oficialmente o Magic Lantern e, se for provado que qualquer defeito dentro da garantia foi causado por modificações, esta torna-se inválida. Porém, nunca ouvi falar de ninguém que teve sua câmera danificada por este maravilhoso programa.

Mas o que podemos esperar de novidades, além das que já fazem parte do firmware unificado? Já de cara parece que a equipe está conseguindo aumentar bastante o volume da dados na compressão, o que significa maior qualidade da imagem. Mas chega-se a especular a possibilidade de aumentar até a resolução da filmagem.

Embora seja pouco provável que isso aconteça, ainda mais a curto prazo, um dos envolvidos no projeto afirma que o codec H264 ALL-I utilizado pela Mark III é o de nível 5.1, que possibilita resoluções de até 4K. Só que, levando em consideração o desenho da câmera e questões de aquecimento, acredita-se que 2,560×1,920 a 24fps seja uma resolução viável.

Para se chegar a esse nível de modificação, no entanto, será necessário um bom tempo de estudos e testes. Mesmo assim, um aumento da resolução de filmagem não é garantido. Mas, levando em conta os verdadeiros milagres que a equipe do Magic Lantern conseguiu fazer com as outras HDSLRs Canon, tudo é possível.

Outra possiblidade bem mais real é a filmagem em modo crop, assim como ocorre com a T3i e a Nikon D4. Isso irá aumentar consideravelmente a distância focal das lentes, transformando-as em teles e super teles.  Algo ainda mais útil em câmeras full frame.

Outra novidade é que a galera do Magic Lantern tem um portal novo. Para acessar, basta clicar aqui. Para maiores informações sobre o Magic Lantern, leia este artigo. E para saber ainda mais sobre este firmware alternativo para sua HDSLR Canon, clique aqui.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 7164

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5650

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
4 comentários Nesse post
  1. Eu acabei instalando a versão mais recente do Firmware da Mark III, o 1.2.1, alguém já testou o ML nesta versão? e caso não funcione, existe a possibilidade de downgrade do firmware para o 1.1.3 por exemplo? Obrigado.

  2. Olá!
    Acabei de instalar o ML Alpha 3 na minha Mark III e gostei muito do que vi. Mas toda vez que desligo a câmera tenho de re-instalar o ML. Não encontrei a versão Alpha 2 ou 1 no site do ML. Pelo que entendi essas versões continuam rodando mesmo depois de desligar a câmera.
    Sabe me dizer onde encontro?
    Um grande abraço

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5131

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5591

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6256

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...