Home Artigos Software

Como prometemos, estamos publicando um post com mais detalhes das principais melhorias que a Adobe preparou para o After Effects no ano em que ele completa duas décadas de existência.

1. Integração entre o After Effects e o Cinema 4D

A Adobe segue investindo bastante nos recursos 3D do After Effects, e vem daí a principal inovação da próxima versão do programa anunciada durante a NAB 2013, na forma de uma aliança estratégica definitiva com Maxon.

O novo AE virá acompanhado do Cinema 4D Lite, que praticamente corresponde ao produto Cinema 4D Prime R14, que custa US$995. Ou seja, quem comprar o próximo After Effects vai levar de graça um programa 3D básico.

Mas o melhor dessa parceria está dentro do After Effects. Trata-se do plugin Cineware, que permite trabalhar com projetos do Cinema 4 diretamente dentro de uma composição, com uma integração nunca vista antes entre os dois programas, que está sendo chamado pelas empresas de “Live 3D Pipline Workflow”.

Assim que você adiciona um arquivo .C4D a uma composição, o Cineware é automaticamente adicionado à essa camada.

O plugin da Maxon, desse modo, fica responsável pelo render da cena dentro da composição com alguns recursos de ajuste, e oferece o uso de cameras do AE, extração de dados da cena como luzes e camera, e render multipass de certos atributos em camadas separadas.

E se você quiser modificar a cena, basta usar o comando “Edit to Original”, que o projeto C4D é aberto no Cinema 4D Lite que virá junto com o AE. As modificações, quando você voltar para o AE, são atualizadas automaticamente na composição.

 

Video da Maxon anunciando os recursos novos com exemplos de cenas complexas.

 

Overview mais detalhado produzido pela Maxon sobre os recursos do Cineware.

 

Outra visão geral do Cineware produzida pelo site MotionWorks.

 

Mais uma aplicação do Cineware articulado com o efeito 3D Camera Tracker num tutorial do site reTooled.net.

 

Tutorial do site Greyscalegorilla.com, com Nick Campbell dando uma visão geral das possibilidades dos Cineware trabalhando em conjunto com o Cinema 4D Lite.

 

Assista mais um longo tutorial a quatro mãos, com a participação de Jason Levine, da Adobe, e Mathias Omotola, da Maxon.

 

2. Ferramenta Refine Edge, efeito Roto Brush & Refine Edge, e efeito Refine Soft Matte

A ferramenta Roto Brush, introduzida na versão atual do After Effects, recebeu um grande reforço com a adição da ferramenta Refine Edge, formando o conjunto do efeito Roto Brush & Refine Edge.

A nova ferramenta serve literalmente para refinar o recorte produzido pelo uso da Roto Brush, como uma espécie de extensão do recurso.

Enquanto a ferramenta Roto Brush cria uma espécie de recorte “binário”, que funciona bem para contornos mais duros, a ferramenta Refine Edge completa o serviço nas partes onde o contorno é mais sutil, como os cabelos de uma pessoa e áreas semi-transparentes, por exemplo.

A abordagem da Refine Edge é basicamente o mesmo da Roto Brush. Um traço de pincel sobre o contorno da área previamente recortada indica que pastes do recorte devem ser tratadas para dar conta de detalhes finos de contorno.

 

Um pouco antes da NAB, a Adobe postou um divertido vídeo mostrando a evolução das técnicas de rotoscopia no After Effects, culminando com a dobradinha de ferramentas que apresenta agora.

 

Assista um tutorial de Chris Meyer para o site Lynda.com demonstrando a ferramenta Refine Edge funcionando com o efeito Roto Brush & Refine Edge.

 

Alem dessas ferramentas, a próxima versão do AE virá com um efeito novo, Refine Soft Matte, que funciona da mesma forma que a propriedade Refine Edge Matte da ferramenta nova, aplicando os refinamentos ao contorno de um recorte completo, com um único ajuste.

 

3. Warp Stabilizer VFX, e melhorias no efeito Warp Stabilizer

O efeito Warp Stabilizer VFX avança bastante nos recursos de estabilização de imagem da nova versão. Basicamente, foram introduzidas duas grandes melhorias:

• Nova opção Preserve Scale – A versão anterior podia gerar resultados confusos ao tentar corrigir movimentos de camera para a frente e para trás, alterando a escala da imagem em certos tipos de planos. Ativando a nova opção, é possível evitar esse problema, comum quando o efeito é aplicado em planos subjetivos e tomadas aéreas.

• Novo menu Objective – Agora será possível utilizar o efeito Warp Stabilizer VFX de três maneiras distintas com o novo menu Objective nas propriedades da seção Advanced: opção “Stabilize”, para estabilização simples; opções Reversible Stabilization e Reverse Stabilization, para estabilização temporária visando a aplicação de efeitos visuais como traços de pintura ou clonagem, por exemplo; e Apply Motion to Target / Apply Motion to Target Over Original, para composição de uma camada em um cenário instável.

O novo Warp Stabilizer VFX também oferecerá a possiblidade de revelar o pontos de tracking subjacentes utilizados pelo efeito em um plano, incluindo a possiblidade de apagar em todos os frames aqueles pontos indesejados que estejam causando problemas no resultado final, como, por exemplo, uma pessao se movendo cujo movimento não deveria ser considera para determinar como a camera está se movendo no plano.

 

Tutorial do site reTooled.net mostrando os novos recursos do Warp Stabilizer VFX

 

4. Melhorias no recurso 3D Camera Tracker

Na proxima versão do AE, a partir do recurso 3D Camera Tracker, é possível definir um plano de terra (plano de referência) e um ponto de origem – ou seja, o ponto (0,0,0) do sistema de coordenadas. Desse modo, todos os elementos adicionados a partir do efeito Rastreador Camera 3D serão ajustados para se posicionar baseados neste plano e ponto de origem.

 

Tutorial do site reTooled.net demonstrando como funciona a opção Set Ground Plane and Origin do recurso 3D Camera Tracker.

 

5. Layer Snapping

O AE permitirá alinhar uma camada gráfica com outra pelas suas bordas, cantos, pontos centrais, anchor points, qualquer ponto ou vértice de máscara, centro de uma face de um objeto 3D ou centro de um objeto 3D com volume, arrastando-as diretamente no painel Composition usando o novo recurso Layer Snapping. Também dá para alinhar o anchor point de uma camada com outros recursos da mesma camada usando a ferramenta Pan Behind. A novidade facilitará bastante especialmente a construção de objetos e mundos virtuais compostos de várias camadas em cenas 3D.

 

Tutorial do site reTooled.net mostrando como o recurso Layer Snapping facilita o trabalho de alinhamento e operação com transformações de camadas gráficas pelo painel Composition.

 

6. Pixel Motion Blur

O recurso Motion Blur é bastante utilizado em transformações de posição de camadas gráficas, quando queremos enfatizar a impressão de alta velocidade. Porém, muitas vezes tempos um vídeo filmado com o obturador da camera numa velocidade alta, e queremos passar a mesma sensação para o movimento dos objetos dentro da imagem. Agora isso será possível com o recurso Pixel Motion Blur.

 

Assista mais um tutorial do site reTooled.net com a demostração do novo recurso Pixel Motion Blur.

 

• • •

Claro que também existem inúmeras melhorias e novos recursos de menor peso no próximo After Effects, mas igualmente valiosos para os artistas de motion graphics e efeitos visuais. Vamos a alguns deles:

• Importação de formatos de câmera adicionais XAVC (Sony 4K) e AVC-Intra 200;

• Opção de reamostragem bicúbica nas operações de escala de camadas gráficas de imagens matriciais, melhor para aumentos de tamanho em mais de 100%;

• Exportação nativa de mídia ProRes no Mac OSX v10.8;

• Configurações do módulo de saída com ajuste automático de saída de áudio de acordo com a presença de camadas de áudio na composição;

• Comandos para envio de composição para a fila de codificação do Adobe Media Encoder (AME);

• Comando de menu para limpar todos os caches de memória RAM e cache de disco;

• Comando Find Missing para fontes e efeitos;

 

Em mais esse tutorial do site reTooled.net, são demonstradas e comentadas pequenas melhorias do novo After Effects.

 

Você encontra uma lista completa das inovações da próxima versão no blog de Todd Kopriva, da Adobe. No site Adobe TV, há um canal com todas as novidades da Adobe para a NAB, inclusive do After Effects.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
1 5620

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5310

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4868

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5347

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5980

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...