Home Notícias Câmera O2 Filmes Produz “Lili, a Ex”, da GNT, utilizando a Blackmagic Pocket...

O2 Filmes Produz “Lili, a Ex”, da GNT, utilizando a Blackmagic Pocket Cinema Camera e o DaVinci Resolve

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a correção de cor do programa é realizada com o DaVinci Resolve pela O2 Pós.

O programa “Lili, a Ex” baseia-se nas populares tiras de quadrinhos de Caco Galhardo, contando a história de Lili, cujo propósito na vida é o de atormentar seu ex-marido Reginaldo. A O2 Filmes e a O2 Pós são responsáveis pela produção e pós-produção do programa, exibido na América do Sul como parte da programação do canal por assinatura GNT, da Rede Globo.

Em “Lili, a Ex”, a O2 se defrontou com a necessidade de produzir uma programação da mais alta qualidade e criar um programa que capturasse o visual único que tornou a tira de quadrinhos tão popular. Cada um dos 13 episódios da temporada tinha apenas quatro semanas para ser filmado e finalizado, além disso, os episódios foram gravados no formato CinemaDNG RAW, para manter o visual cinematográfico do Super 16 durante todo o programa. Para a O2, a Pocket Cinema Camera se encaixou perfeitamente em seu workflow.

“É realmente incrível. As pessoas não fazem ideia que utilizamos esta pequena câmera nesta grande produção e não tem absolutamente nada a ver com o orçamento”, comenta Paulo Barcellos, diretor do departamento de pós-produção da O2. “Você pode ver uma enorme diferença entre o que foi filmado e o que conseguimos obter na pós-produção com os recursos RAW da Pocket Cinema Camera. O antes e o depois é realmente impressionante. Esse é o futuro!”

“Uma das principais razões para optarmos pela Blackmagic Pocket Cinema Camera foi o seu tamanho e sua capacidade de filmar no formato CinemaDNG RAW”, diz Paulo. “Tínhamos muitos planos curtos para trabalhar e precisávamos conseguir movimentos rápidos da câmera. Aliado ao fato que precisávamos capturar o visual do Super 16, a Pocket Cinema Camera foi a única que se encaixou no perfil”.

A O2 Filmes conseguiu filmar toda a série de TV e decodificá-la em tempo real utilizando o DaVinci Resolve no set, graças ao laboratório digital White Gorilla. Empregando os sistemas e softwares da White Gorilla, ela carregou todo o conteúdo e o transferiu para o Resolve, para gerar os dailies em tempo real no set e, então, transcodificar e sincronizar o áudio. Em seguida, os arquivos foram enviados para o servidor principal da O2 Pós, onde editores e coloristas usando o DaVinci Resolve começaram a trabalhar imediatamente.

“Utilizamos o Resolve como ferramenta de correção de cor em 100% dos trabalhos da O2. Comerciais, séries de TV, longas-metragens, todos. E não utilizamos o Resolve apenas para correção de cor, mas para conformação, também”, relata Paulo sobre a paixão da O2 pelo DaVinci Resolve.

Para “Lili, a Ex”, a O2 utiliza o novo DaVinci Resolve 11. As novas ferramentas no set permitem à O2 copiar e salvar com segurança os arquivos de câmeras digitais, copiando unidades de mídia, cartões de memória e pacotes de câmeras para múltiplos destinos simultâneos.

“Assim que recebemos o beta público do DaVinci Resolve 11, começamos a utilizá-lo imediatamente. Usando-o no set, conseguimos enviar os arquivos de correção de cor do set para a correção de cor imediata e colaborativa na O2 Pós”, comenta Paulo. “Utilizamos muitos dos recursos de tracking do Resolve. Uma cena em particular possui algo em torno de 12 nodes e adoramos poder trabalhar com nodes ilimitados em qualquer cena. Também utilizamos muitas máscaras, para que realmente possamos reformatar todo o visual de uma cena, bem como a iluminação. Isso é muito importante”.

“Lili, a Ex” começou a ser exibido na rede brasileira GNT em 24 de Setembro de 2014.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
2 5583

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
0 4463

As cameras da GoPro não são nossa especialidade aqui no VideoGuru. Nós não as possuímos nem as utilizamos no nosso dia a dia. Mas nem por isso achamos que elas devem ser ignoradas. Muito pelo contrário. No seu nicho de...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5072

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5528

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6182

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...