Os efeitos visuais vencedores do Oscar 2014
Não deu pra ninguém. O filme Gravidade levou todos os Oscars da área técnica da indústria cinematográfica, incluindo o de efeitos visuais. A historia, que se passa quase toda no espaço sideral, é daquelas narrativas que só poderiam ser transformadas em filme na época atual.
Walter Murch, em recente palestra, disse que o cinema de hoje funciona quase como uma extensão da imaginação do cineasta. Tudo é literalmente possível de ser reproduzido e controlado pela tecnologia dos efeitos visuais e da computação gráfica, permitindo dar vida praticamente qualquer história passível de ser inventada. Não se trata nem mais de imitar a realidade, o simples simulacro não é mais uma questão.
Falta muito pouco para se chegar a perfeição total na criação de atores totalmente virtuais. Por conta disso, até o recente falecimento de atores de cinema em meio ao processo de filmagens nem tem sido mais um problema insolúvel.
Embora se possa questionar essa vertente do cinema industrial contemporâneo em uma série de aspectos, até mesmo se ele é sustentável, não há como não se surpreender a cada leva nova de filmes inteiramente apoiado nessa supra-realidade criada por mesclas de imagens reais e imagens sintetizadas.
Essa leva de filmes que concorrem ao prêmio de melhores efeitos visuais comprova isso. Assista abaixo os vídeos com o breakdowns dos efeitos visuais de Gravidade e, de quebra, de mais três dos cinco filmes que concorreram na categoria. Clique aqui para assistir o breakdown dos efeitos visuais do Homem de Ferro 3, que completa a lista, num outro post que publicamos anteriormente, junto com o breakdown de O Lobo de WallStreet (que não concorreu nessa categoria mas também apresenta efeitos visuais sensacionais).
É sempre interessante entender e descontruir, ainda que superficialmente, a tecnologia empregada para obter resultados tão impressionantes. Para quem quiser saber mais sobre os efeitos visuais de Gravidade, clique aqui para acessar a página da empresa Framestore, responsável pelo trabalho.
Gravidade
Reportagem curta sobre os bastidores das filmagens de Gravidade – The Wrap
Breakdown oficial de várias cenas sortidas – Framestore
Breakdown oficial da sequencia da re-entrada na atmosfera – Rising Sun Pictures
O Cavaleiro Solitário
Breakdown oficial de múltiplas cenas – MPC
Breakdown oficial e entrevistas com técnicos – ILM Visual FX
Breakdown oficial de várias cenas – ILM Visual FX
Além da Escuridão – Star Trek
Breakdown oficial e entrevistas com técnicos – ILM Visual FX
Breakdown oficial e entrevistas com técnicos – ILM Visual FX
Breakdown oficial de múltiplas cenas – ILM Visual FX
O Hobbit: A Desolação de Smaug
Breakdown do criação sobre o personagem virtual do dragão Smaug – Weta Digital
Trailer teaser oficial do filme – Warner Bros
Trailer principal oficial do filme – Warner Bros
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.