Home Miscelânea Para quem quer aprender o FCPX fora da internet – parte 1

Para quem quer aprender o FCPX fora da internet – parte 1

A oferta de vídeos tutoriais via web não para de crescer. Muitos deles são gratuitos e de gente desconhecida, que generosamente compartilham seu conhecimento sobre seus aplicativos favoritos. No entanto, não dá para desconsiderar as vantagens das fontes de aprendizado em publicações de livros e pacotes fechados de vídeos-aulas.

Esse tipo de material costuma ser mais completo, coeso e apresenta melhor qualidade. No caso do FCPX, como de resto todos os programas da Apple, as publicações da série Apple Pro Training Series, editados pela Peachpit Press, já viraram uma tradição, e agora também incluem métodos em vídeo. Trata-se de material de primeira, criado por profissionais experientes no assunto, com metodologias bastante eficientes.

E o melhor é que, por se tratarem de conteúdos oficiais com a chancela da Apple, servem para que você possa se preparar para exames que permitem que você ganhe cerficados de proeficiencia no programa, e até mesmo de instrutor.

A primeira geração de títulos previstos para novo programa de edição, além de não ter saído junto com o FCPX, lamentavelmente, ainda está incompleta. Outro detalhe negativo é que nunca houve nem há previsão para tradução dos livros para português. Mas vamos a eles, quse todos com versões impressas e eletrônicas para leitura no iPad.

Apple Pro Training Series: Final Cut Pro X – de Diana Weynand, responsável por todos os títulos anteriores da série. São 12 capítulos com uma visão geral do fluxo de trabalho e dos recursos básicos do programa em exercícios passo-a-passo acompanhado de DVD, sempre com mídias originais retiradas de trabalhos profissionais. Já publicado.

Apple Pro Training Series: Final Cut Pro X Advanced Editing – os autores são três estrelas na área de treinamento em programas de vídeo digital, Michael Wohl, Alexis Van Hurkman e Mark Spencer. Complementa o livro de Diana, com enfase nos recursos avançados de edição, incluindo efeitos, correção de cor, e integração com o Motion e o Compressor. Também acompanhado de DVD com exercícios. Previsto para março de 2012.

Apple Pro Training Series: Final Cut Pro X Quick-Reference Guide – de Brendan Boykin, também veterano em treinamento, trata-se de um guia ricamente ilustrado, com explicações sintéticas e dicas de como trabalhar melhor com o programa em 11 capítulos em 96 páginas. Bom para ficar do lado do computador ou no iPad para tirar dúvidas rápidas. Já publicado.

Apple Pro Training Series: Motion 5 – de Mark Spencer, parceiro de Steve Martin no site Ripple Training. Dedicado ao Motion, programa de motion graphics da Apple, uma companhia perfeita para o FCPX, ainda mais agora que virou uma fábrica de efeitos para o programa de edição. Também inclui DVD com material para os exercícios passo-a-passo do livro. Já publicado.

Apple Pro Video Series: Final Cut Pro X (Apple Pro Training) – de Steve Martin, outro popstar do treinamento em FCP, com muita experiência em videos tutoriais.  Utiliza material (fornecido junto com os videos tutoriais) de um documentário sobre americanos comuns que simulam eventos da Guerra Civil americana, e cobre todo o fluxo de trabalho com o FCPX em 37 módulos. Tem uma abrangência correspondente ao livro de Diana Weynand. Já publicado.

Todos oss títulos podem ser adquiridos no site da Peachpit Press e na loja virtual da Amazon, sendo que o livro de Brendan Boykan também pode ser  comprado na loja iBooks da Apple, e o método de Steve Martin, está igualmente disponível na versão online no site da Ripple Training, do próprio autor. Há ainda a opção de assinar o site Creative Edge, para acesso online aos livros.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
2 1785

A comunicação entre profissionais é muito importante para a nossa indústria. É por isso que estamos muito empolgados em poder oferecer as nossos leitores um fórum onde todos poderão trocar informações e aumentar sua participação na nossa comunidade. O fórum...

Hoje está fazendo 2 anos que o VideoGuru entrou online. No aniversário do blog, quem vai ganhar presentes é o leitor! Como você notou, estamos estreando um novo design, baseado num formato de revista, que oferece novas e mais ricas...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4971

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5433

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6075

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...