Home Tutoriais Videoguru Tuts Picture Styles: Escolha seu estilo – Parte 2

Picture Styles: Escolha seu estilo – Parte 2

Nesta segunda parte da série, disponibilizamos 170 estilos de imagem gratuitos e ensinamos  como instalá-los em sua HDSLR Canon.

Quando descobri os picture styles, fiquei perplexo com a quantidade de looks diferentes disponíveis para nós, usuários. São estilos que variam do mais tradicional ao mais bizarro, passando por simulações de filmes em película até estilos (flat e super flat) que prometem ampliar a latitude de sua câmera. Independente da origem ou finalidade, a verdade é que os estilos transformam a imagem de sua câmera radicalmente, abrindo um verdadeiro universo de possibilidades.

Vamos começar nossa lista pelos estilos divertidos e/ou bem úteis. Graças à generosidade de nossos colegas, a grande maioria desses estilos são gratuitos. A grande exceção é o Cinema Picture Style da produtora suíça cineplus, que custa US$19,00 – o preço de um lanche médio para uma pessoa no Rio ou São Paulo, portanto bastante razoável para qualquer profissional ou amador mais sério. Discutiremos ele daqui a pouco.

Exemplo do Cinema Picture Style sem e com tratamento de imagem

O fotógrafo Kevin Wang é outro que vende alguns estilos, com preços a partir de US$5,00. Mas ele também disponibiliza gratuitamente os seguintes estilos: Japanese, Yamato e Romantic. Os estilos orientais, como estes, refletem muito o estilo dos fotógrafos de vanguarda japoneses.

Para aqueles que desejam estilos que simulam filmes tradicionais, temos: Fuji FP-1ooCEktachrome EES, Fuji Velvia 100S, Fuji Astia 100s, Agfa RSX II, Kodak Porta 160NC, Fuji Pro 400H, Fuji Pro 160S, Fuji Pro 160C, Fuji Reala e Kodachrome.

Neste link você encontra estilos variados. Se você está procurando por algo mais radical, que tal o estilo Lomo Holga? Repare que todos os picture styles terminam com a extensão “.pf2”. Caso você baixe algum com outra extensão como .zip, extraia os arquivos antes de tentar instalar em sua câmera.

Como eu avisei na primeira parte desta série, estilos viciam. E, como nós do Videoguru adoramos nossos leitores, consegui um coleção de 154 estilos diferentes, prontinha para você usar. Basta clicar aqui para baixar e depois extrair os arquivos para seu HD. Esta coleção inclui de tudo, desde estilos muito loucos até outros para use diário. Também inclui estilos que simulam filmes e os flat e super flat.

Exemplo de material filmado em estilo super flat com tratamento de cor aplicado no Final Cut Pro

Falando em estilos flat, o pacote inclui o da Technicolor, que é o estilo criado pela famosa gigante do cinema. Com décadas de experiência em tratamento de imagens para filmes de altíssimo orçamento do mundo inteiro, a Technicolor criou este estilo para aqueles que desejam obter a maior latitude possível na hora de filmar e que tem certeza que o filme será devidamente finalizado com correção de cor e color grading (marcação de luz).

Esse e os outros estilos flat e super flat criam uma imagem lavada cuja aparência se assemelha muito à das imagens brutas em RED Raw das câmeras RED. Ou seja, são imagens lavadas e sem muita saturação que não são muito atraentes e não são feitas para usar sem tratamento. Porém, ao serem tratadas, podem apresentar certas vantagens como aproveitamento melhor da latitude da câmera, compensando um pouco as perdas da compressão digital.

Mas existe muita controvérsia quanto ao uso destes estilos, sendo que alguns causam ruídos, bandas e outros problemas quando as imagens são tratadas para ficarem normais. Esse é um longo assunto que trataremos na próxima parte desta série. Neste pacote, além do Technicolor, estão incluídos outros estilos semelhantes como o AdvancedFlat, Cinegrey, CrookedPathFlat, ELQExtraFlat, Genesis Panalog4, Marvels Advanced, Marvels Cine, e superflat.

Processo completo desde a filmagem com o estilo Technicolor ao tratamento final

Em uma categoria à parte está o Cinema Picture Style mencionado no início deste artigo. Ele foi desenhado para maximizar a latitude da imagem da sua câmera sem tornar a finalização obrigatória e sem causar os problemas associados aos estilos flat e super flat. Acabo de receber este estilo, que será analisado mais a fundo nas partes seguintes deste artigo. Mas posso adiantar que minhas primeiras impressões dele são extremamente favoráveis.

Comparado a um estilo gratuito feito para competir com ele, cujo criador garante obter os mesmos resultados, constatei que o Cinema Picture Style preserva muito mais os detalhes das altas luzes (highlights) e mantém um contraste excelente sem perder a informação das sombras. É realmente muito promissor. Além disso, é um dos estilos com maior nitidez da imagem que já vi. Embora as imagens não exijam tratamento de cor como as dos estilos flat e super flat, elas ficam melhores ainda quando tratadas. Para adquirir este estilo, basta visitar o site dos criadores.

Bem, agora que você já tem uma bela coleção de estilos de imagem a seu dispor, vamos à instalação deles em sua HDSLR Canon. Para isso você precisa do programa EOS Utility que vem no CD que acompanha sua câmera. Depois de instalado, aconselhamos que você baixe a versão mais recente deste link. Para aqueles que rodam Lion ou a versão 10.6.8 do Snow Leopard no Mac, acaba de sair esta versão específica.

Em seguida, conecte sua câmera ao computador utilizando o cabo USB que veio com ela. Coloque-a em modo Manual e ligue-a. Inicie o programa EOS Utility e selecione a opção Camera Settings/Remote Shooting ou equivalente em português (ver imagem abaixo).

Agora selecione a opção Register User Defined Style ou equivalente em português, caso seu programa esteja em nosso idioma (ver imagem abaixo).

Uma janela abrirá com os três espaços disponíveis para os estilos do usuário. Escolha o espaço no qual deseja instalar seu novo estilo e selecione o ícone da pasta (ver imagem abaixo).

Escolha um dos estilos em seu HD. Clique em OK. Pronto, o estilo foi transferido para sua câmera. Repita o procedimento para os dois outros estilos definidos pelo usuário disponíveis na câmera. Agora pode fechar o programa e desplugar o cabo USB da HDSLR. Pressione o botão de Menu da câmera e avance até o segundo ícone de câmera. A última ou penúltima opção do menu é a de Picture Style (a localização pode variar dependendo do modelo de sua HDSLR).

Pressione o botão Set em sua câmera e você será transferido para o menu abaixo. Use o cursor para baixar a tela e você verá os três novos estilos instalados. Leve o cursor até o desejado e pressione o botão Set para acioná-lo.

Pronto, agora você já pode fotografar com qualquer um de seus estilos favoritos. Eu disse fotografar, e não filmar. É que sua câmera permite escolher estilos diferentes para filmagem e fotografia. Coloque sua Canon em modo de filmagem e pressione o botão Menu. Navegue até o segundo ícone de câmera, selecione a opção Picture Style e pressione o botão Set (a localização pode variar de acordo com o modelo de sua HDSLR). Um menu semelhante ao acima aparecerá e você poderá selecionar seu novo estilo para filmar.

Lembre-se que você tem três estilos pessoais disponíveis de cada vez, sendo que você pode mudar um ou mais quando e quantas vezes desejar. Mas os três estilos são compartilhados entre os modos de fotografia e o de filmagem. Minha sugestão é que você experimente bastante com cada um dos estilos e carregue seus três favoritos para ter consigo quando necessário. Se desejar, um deles pode ser do tipo flat ou super flat. E você pode carregar o tipo de estilo mais apropriado a cada produção diferente, também, com duas opções de reserva.

Na próxima parte dessa série, entraremos na discussão de estilos flat e super flat comparados aos estilos normais e o novo Cinema Picture Style, que é uma opção intermediária mais versátil. Ate lá e divirta-se!

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Autor
Paulo trabalhou na Rede Globo de Televisão como roteirista, diretor e editor e também escreveu sete longa metragens do grupo Os Trapalhões. Em 1991, abriu uma produtora nos EUA, onde conquistou vários clientes importantes, recebeu diversos prêmios e escreveu centenas de artigos como editor contribuinte para algumas das mais importantes publicações profissionais americanas e internacionais. Hoje Paulo trabalha como colorista para TV e cinema, com clientes no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Artigos relacionados

Uma das principais funções de gerar um novo projeto pelo Media Manager é diminuir radicalmente o tamanho dos arquivos utilizados em um projeto, principalmente quando este vai para a finalização ou é armazenado depois de pronto. Acontece que, em...

A GoPro Hero é uma linha de câmeras ultra-compactas, muito versáteis e de excelente qualidade. Desde a sua primeira versão vem dominando o mercado de imagens de esportes radicais porque nenhum outro equipamento se mostrou tão eficaz na produção...
42 comentários Nesse post
  1. Demais, Paulo!!! Excelente pesquisa e texto muito elucidativo. Grato por compartilhar e muiot boa sorte!

    • boas;
      tenho uma canon 600d ,veio também um cd de edição de fotografia ,um deles é o picture style editor ,é mesmo deste que quero falar .
      edito uma foto e guardo no ambiente de trabalho em pf3 ,como faço para guardar em JPEG ,já li vários artigos sobre o caso e sem sucesso,alguem me pode ajudar .

      Obrigado
      gomes

      • Martinho,o Picture Style Editor não é um programa de edição de fotografias, e sim um editor de estilos que você pode usar para criar looks para suas imagens para usar na câmera na hora de fotografar. Você carrega uma foto, cria um estilo (como fotos com verdes e vermelhos mais fortes que as outras cores e alto contraste) e salva como pf3. Depois usa o programa EOS Utility, que também veio com a câmera, para transferir esse estilo para ela. Daí em diante o usuário poderá selecionar esse estilo e todas as fotos ou filmes que fizer ficarão com a mesma aparência da imagem tratada no Picture Style Editor.

        O Digital Photo Professional, que vem no CD com a câmera, é que é um programa de edição de fotografias que permite trabalhar exportando em jpeg.

        • Obrigado,Paulo M. de Andrade,
          deu para entender a ajuda que me deste , logo que poder vou por isso em pratica.

          muito obrigado
          um abraço

  2. Cara, eu consigo passar as picture styles para o modo foto, porém quando vou no modo video, ele fica como se eu não tivesse passado nenhuma picture style para a camera. O que faço?

    • É simples, Rafael. As HDSLR Canon permitem que você utilize estilos diferentes nos modos still e vídeo. Então, o que você precisa fazer é acessar novamente o menu, em modo vídeo, e escolher o estilo desejado. Os estilos que você instalou aparecerão como opções.

        • Rafael, você pressionou o botão Set com um dos estilos do utilizador selecionados? Assim você entra na tela de escolha do estilo, como está explicado no final do artigo.

  3. Muito bom seu artigo, agora consigo extrair mais e mais recursos gráficos de minha camera.
    obrigado e parabéns.

  4. Estou com o mesmo problema, não consigo aceder aos estilos no modo video. No modo de foto tudo ok, estão lá os novos estilos instalados, mas no modo de video não…

    Alguém me ajuda?

    • Alexandra, basta você instalar os estilos normalmente como explica o artigo. Aí passe para modo de vídeo e selecione o estilo desejado pelo menu (usuário 1, etc.).

  5. Obrigado pela sua resposta, no entanto Continuo sem conseguir aceder as pictures styles no modo video. Instalo tudo certo e vou no modo de foto e está lá tudo direito, utilizador 1 cinestyle, utilizador 2 agfa RSX II, etc. Porém quando passo para o modo de vídeo seleciono o estilo pelo menu mas o utilizador 1, 2 e 3 estão com as configurações standard… Não entendo!

    Muitos parabéns pela excelência de conteúdos que sempre nos apresenta! Muito bom mesmo.

    • Obrigado, Alexandra.

      Acho que estão faltando alguns passos no que você está fazendo:

      • Quando você chegar na parte onde aparecem os estilos, selecione Utilizador 1 com o cursor e pressione o botão DISP. da câmera.
      • Uma nova tela com o nome do estilo na parte de cima e os ajustes como contraste logo em baixo irá aparecer. Com o nome do estilo selecionado, pressione o botão SET da câmera.
      • Os ajustes desaparecerão e uma seta para cima e outra para baixo aparecerão ao lado do nome do estilo.
      • Utilize o cursor (ou teclas de cursor, dependendo do modelo) da câmera para selecionar o estilo a ser aplicado ao Utilizador 1.
      • Pressione o botão SET da câmera.
      • Pressione o botão MENU.
      • Usando o cursor da câmera, passe para o próximo Utilizador e repita os passos acima.

      Agora é só curtir os novos estilos no modo vídeo.

  6. Era exactamente isso! Já está tudo certinho.
    Muito obrigada pela sua paciência e dedicação!

    Continue com o bom trabalho! Parabéns!

      • olá Paulo M. de Andrade tem algum em especial q vc recomendaria.
        tbm queria um estilo VINTAGE
        vc pode me ajuda? obrigado

        • Jorge, tem vários estilos vintage nessa coleção. Mas vintage é um termo bem amplo e depende muito do que você está procurando. O jeito é você sair experimentando.

          • Paulo to testando vários estilos e cada vez fico mais sorpreso com as imagem. Mais tbm to procurando um estilo q deixa as fotos com pouco menos de contrates e com tom azul e amareladas…
            Dando um aspecto de envelhecida na foto. cara deis de ja agradeço pala ajuda..obrigado mesmo abraço..

          • Olá Jorge. Sinto muito mas não me lembro de nenhum estilo específico, de cabeça, que seja como você deseja. Mas tenho quase certeza que você encontrará um no meio de tantos. Dê uma olhada nos estilos japoneses ou nos Lomo. Quanto ao contraste, você pode ajustar cada estilo usando os controles na câmera. Para facilitar a escolha de alguns estilos (os que forem abertos – muitos são fechados), use o Picture Style Editor que veio com a câmera. Carregue uma foto em RAW e o estilo desejado para ver o efeito. Aliás, com esse programa você cria seus próprios estilos. Que tal tentar criar um customizado, do jeito que você deseja? Boa sorte!

  7. Olá Paulo,
    Muito bakana essa matéria… assim como o site todo… ficou devendo a parte 3 heim… rs…
    Aproveitando… pode indicar algum curso ou video aulas (pode ser em inglês) sobre o DaVinci Resolve?
    Abs.
    Denis

  8. Aproveitando minha pergunta anterior… estou testando o Cinema Picture Style com o Settings indicado pelo fabricante:

    Sharpness: 3
    Contrast: -2
    Saturation: -3
    Tone: 0
    WB Bias: A3,G3

    Fica com um pouco mais escura ou contraste que o VisionColor (achei o visioncolor bem interessante). Mas como estou entrando no mundo de pós agora, queria saber se o Cinema Picture Style é flexivel na pós tbm?

    Comecei a testar o Cinestyle mas como ele entrega uma imagem muito lavada e eu ainda não sei trabalhar na pós eu achei muito arriscado não saber ao certo como ficará a imagem depois de trabalhada e o que não será aproveitado… já que ela fica muito granulada… etc.

    Quais PS vc tem em sua camera?

    Obrigado pela contribuição nesse universo imenso de PS e DSLR.

    • Denis, o VisionColor é o que eu uso pessoalmente, na maioria dos casos, e o que recomendo a todos os fotógrafos de cinema com quem trabalho. O Cinestyle não sobrevive tão bem na pós quanto ele. O Cinema Picture Style também é muito bom. Mas já fiz comparativos entre os três e o VisionColor mostrou-se superior em todos os aspectos, com o Cinema Picture Style em segundo lugar.

  9. Belo artigo Paulo. Entrando nesse mundo agora…
    Estava procurando estilos que simulam os filmes antigos(Kodachrome, Velvia) para fotografia. mais os links indicados no artigo está “quebrado”.
    Seu artigo é muito bom e útil para quem está iniciando nesse mundo, então Paulo, se puder atualizar os links de seu artigo todos seus leitores agradeceriam.
    Do meu lado vou continuar tentando encontra-los no google.
    Abr e parabéns

    • Jorge, o link com a nossa coleção de estilos continua funcionando. Mas os estilos que estava, guardados no servidos da Cinema 5D sumiram.

  10. Desculpa a msg anterior Paulo. O teu link com os 150 estilos está funcionando, e eles incluem os de filmes tradicionais que eu queria.
    Agora é testar…
    Mais uma vez obrigado.

  11. Olá, tive o mesmo problema que o pessoal comentou aqui, instalo os Picture Styles numa boa porém, quando mudo para o modo de filme, não aparecem nos perfis de Utilizador 1,2 e 3 registrados. E muito menos consigo registrá-los pelo EOS Utility no modo filme da câmera, a opção “Register User Defined style” (http://i.imgur.com/SOmDJI3.png).

    • Victor, a parte final do artigo explica isso. É necessário definir os artigos no modo filme separadamente.

  12. oi Paulo, parabens por mais um otimo artigo!

    Comprei o VisionColor, ele é tipo um rival do Cinema? Digo, que entrega uma imagem ‘pronta’ ou proxima disso? Ou é mais pro flat?

    Abs, Vinnas

    • O Vision é bem melhor. Ele preserva mais a imagem com a compressão das Canon. Dá mais latitude sem lavar demais e causar defeitos decorrentes da falta de informação.

  13. Grande Paulo. Parabéns pelas matérias… são ótimas. Tenho uma dúvida. Eu havia instalado o CineStyle, na minha Canon 6D, tava legal.. dai vi essa matéria e fui baixar alguns *.pf2, quando fui instala-lo não estava habilitado pra click o “Register User Defined Style”… ele fica “cinza” e não abre. Fiz a atualização do firmware 1.1.6 mas mesmo assim não habilita. Instalei a versão 3 do Utility e nada. Sabe me explicar? Outra coisa, percebi que na minha 6D tem menos opções dentro do “menu”, tipo, na teerceira aba do menu, onde posso setar os ISO.
    Grande abraço e obrigado.

    • Jonei, se não me engano a 6D só tem espaço para 3 estilos de cada vez. Você está usando todos? Se estiver, pode ser que tenha que remover algum para poder instalar outro. Mas outra possibilidade é que você não esteja com a câmera em modo manual. Se me recordo bem, é preciso estar nesse modo para poder instalar os picture styles.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4971

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5433

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6075

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...