Home Artigos Software PixelConduit — Compositing e Efeitos Especiais Grátis para seu Mac

PixelConduit — Compositing e Efeitos Especiais Grátis para seu Mac

Um programa de efeitos especiais e compositing que trabalha em tempo real, que pode funcionar como plugin para o Final Cut (Pro e X), Motion, After Effects, Photoshop, Aperture e também pode ser utilizado em performances ao vivo.

PixelConduit é mais uma ferramenta que não pode faltar na sua máquina. E, sendo grátis, não há desculpa para não baixar.. Utilizando a mesma metáfora de nódulos que programas avançados como Nuke e DaVinici Resolve usam, ele é fácil de aprender e utilizar.

Criado por Pauli Ojala cerca de 8 anos atrás e lançado no mercado como Conduit, a versão original era um plugin para o Final Cut Pro e era paga. Com a queda de preço do Nuke e com o Motion sendo vendido a US$ 50, Pauli resolveu re-lançar o produto gratuitamente, com um conjunto de ferramentas adicionais chamado PixelConduit Complete custando US$ 129.

Mas a versão gratuita do PixelConduit é completamente funcional e é suficiente para a maioria dos usuários. Utilizando o GPU para processar as imagens e animações, o aplicativo consegue fazer em tempo real o que muitos programas necessitam de longos renders.

Screen Shot 2013-06-27 at 07.23.53PixelConduit possui até instrumentos de medição embutidos,
como o monitor de forma de ondas (waveform monitor).

O princípio de funcionamento de um programa por nodes é que você tem uma entrada e uma saída. E você vai adicionando os módulos necessários entre elas, como se fosse um fluxo de um encanamento. Cada módulo executa uma função específica e eles não só podem ser ligados em série, como também formar “árvores” complexas (pense nos galhos de uma árvore ligados ao tronco).

Os módulos incluem operações matemáticas complexas, máscaras, correção de cores, distorções, chroma key… E muito mais! Enfim, um jogo completo de ferramentas para criar efeitos dos mais simples aos mais complexos. Com o uso de uma placa de vídeo como as da Blackmagic, é até possível aplicar esses efeitos, em tempo real, às imagens de uma câmera.

Screen Shot 2013-06-27 at 07.22.32

Se você é editor, artista de vídeo, artista de motion graphics e/ou trabalha com efeitos especiais, vale a pena investigar essa incrível ferramenta. Para baixar o PixelConduit e os plugins para os diversos programas, clique aqui. O manual, em PDF, guias de uso rápido e alguns tutoriais podem ser obtidos aqui. E, para mais informações sobre o programa, clique aqui.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
1 5948

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5535

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...
10 comentários Nesse post
  1. AMIGOS, MEU NOME E DANILTON E SOU EDITOR E REPORTER CINEMATOGRAFICO, ESTOU ENTRANDO A POUCO TEMPO NO MERCADO DE EDICAO DE CASAMENTOS E FESTAS, GOSTARIA DE SABER QUAL O PLUGIN DE EFEITOS DE EDICAO PARA ESSES EVENTOS. QUERO ENTRAR NESSE MERCADO COM UM PRODUTO DE QUALIDADE. OBRIGADO PELA AJUDA.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5072

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5528

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6182

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...