Home Notícias Outros POND5 é o novo parceiro do Videoguru – parte 2

POND5 é o novo parceiro do Videoguru – parte 2

Nesse post você vai saber mais sobre o Pond5, o novo parceiro do Videoguru, nas palavras de Rodrigo Savastano, diretor e editor carioca, que vem a ser seu representante no Brasil.

Rodrigo é um colega querido. Chegou ao Pond5 por conta de sua amizade com Tom Bennett, dos tempos em que ele viveu no Brasil, e está por trás de todas as ações do site em nosso país.

Ele também faz parte do grupo fundador da edt., que também conta com o apoio do Pond5. Suas idéias são muito claras e não deixam dúvida de que o Pond5 vai mesmo vingar por aqui.

Na entrevista, ele fala do diferencial do Pond5, de seus planos para o Brasil, a versão 2.0 do site que está para sair, e de sua impressão sobre a parceria conosco.

E no final do post, confira a informação sobre a promoção especial de clipes gratuitos que o Pond5 colocou no ar a partir de hoje especialmente para os profissionais brasileiros.

A versão atual da homepage do Pond5 (clique para ampliar).

Videoguru – Qual é o foco e quais são os maiores diferenciais do Pond5 em relação às outras empresas e sites de mídia criativa?

Rodrigo Savastano – Os sites de stock, como bancos de imagens e de trilhas ou efeitos, sempre trabalharam pensando num público de grandes consumidores como canais de TV ou fundações, que podem pagar muito caro pelas imagens e que, por isso, exigiam certa exclusividade sobre elas.

Nossa filosofia aponta pra um caminho completamente diferente. O Pond5 trabalha focando os realizadores independentes de todos os países, assim como as produtoras e até os canais de TV também, mas com os conceitos horizontais.

– Especialização em vídeo, com a maior coleção da Internet, mais de 1 milhão de clipes.

– Valorização do artista: quem cria as mídias tem que ser ouvido, entendido, facilitado e define o valor do seu trabalho.

–  Mídias royalty free: o comprador de qualquer mídia pode usá-la livremente, em todas as produções que ele fará.

– Compartilhamento dos ganhos: todo artista que vende suas mídias no P5 ganha metade do valor da venda, enquanto os outros sites ficam com 70%,80% desse valor.

– Preços baixos, para ampliar e democratizar as trocas de mídias.

Compartilhando, a rede aumenta, os preços abaixam e todos ficam satisfeitos. Queremos ganhar sim, mas pelo caminho de quem agrega uma comunidade de pessoas atuantes e satisfeitas, tanto quando navegam, compram e/ou vendem.

O stock é uma ferramenta muito potente para o trabalho de realizadores, fotógrafos, editores, músicos, jornalistas, designers, videografistas e de todas as outras áreas criativas, potencializando seu alcance com imagens de artistas espalhados pelo mundo todo.

Browseando o resultado de uma busca na versão atual do site do Pond5.

Videoguru – Sabemos que o Pond5 está buscando uma presença maior em novos mercados, inclusive no Brasil. De que maneira o incremento da presença do Pond5 no Brasil pode contribuir para o nosso mercado e representar um ganho para os profissionais criativos brasileiros?

Rodrigo Savastano – Estamos aqui para mostrar que o uso do material stock pode ser tão útil, flexível e barato que, grande parte das vezes, é melhor usá-lo do que produzir diárias de gravações caras e complexas. A palavra é: Reciclagem de mídias.

E, por outro lado, é maravilhoso poder vender facilmente os clips dos materiais brutos que vc produziu e que jazem esquecidos num HD de backup. Isso é fazer com que seus arquivos de mídias te ajudem a ganhar dinheiro extra pelo seu trabalho já feito. Quanto maior o acervo, maior o ganho por mês.

O Brasil é uma referência fortissima para o nosso século 21, e isso também se reflete na demanda mundial por imagens daqui. Por isso, os artistas criativos que colocarem suas mídias e imagens a disposição desse mercado terá uma visibilidade maior do seu trabalho e também um novo tipo de retorno financeiro pros seus investimentos em equipamento, conhecimento e gravações.

Queremos parceirizar ao máximo com grupos e comunidades de criativos de todas as áreas. Estamos apoiando a Associação de Editores do Rio de Janeiro, a edt, em breve a Associação de São Paulo, Festivais de Cinema como o Festival Internacional de Curtas de São Paulo,  o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, o Cine Esquema Novo, o Festival do Juri Popular, a Mostra do Filme Livre, entre outros.

O Pond5 participa de muitas feiras e eventos espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, como está ocorrendo agora, na Broadcast & Cable 2012, em São Paulo, de 21 a 23 de agosto. As vezes ele até promove festas bem animadas.

Videoguru – O Pond5 em breve estreará um novo site. Como está esse projeto e o que podemos esperar dele?

Rodrigo Savastano O projeto do novo site busca simplificar ainda mais a interface do site, tornando a navegação mais fluida e intuitiva. As ferramentas de busca estão mais afiadas e customizáveis, os algorítmos de pesquisa também, com novas variáveis para entender e facilitar a busca do usuário. O visual está mais limpo, mais rápido, menos texto e mais informação. O motor tá mais potente, tipo 2.6 turbinado, e ainda gastando muito menos gasolina por kilômetro quadrado.

– O Pond5 é o primeiro grande patrocinador do Videoguru. Como você vê o nosso blog e o que espera dessa parceria?

Rodrigo Savastano – Esse blog é fundamental na cena video tech do Brasil, porque faz uma ponte muito consistente entre as novidades e questões da nossa área, com a visão dos profissionais e realizadores daqui. Informação consistente e direta, com visão crítica e independente. Em outra palavras: Show de bola!

Videoguru – Que tal um recado final para os leitores do Videoguru?

Rodrigo Savastano – Gente, o stock video é uma ferramenta incrível pra usar e abusar. Não falo isso apenas do nosso site, lugares como o http://archive.org/, que disponibilizam seu conteúdo gratuitamente, também fazem parte desse novo movimento, e merecem a atenção e a presença de voces. O Stock veio pra ficar, e pra reciclar imagens e sons.

• • •

Lembramos uma vez mais que o Pond5 está presente na Broadcast & Cable 2012, que vai de hoje até quinta-feira no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Com um estande próprio, a equipe do Pond5 estará a sua disposição para mostrar os recursos do site e as formas de você participar, comprando ou vendendo mídia criativa para trabalhos audiovisuais.

A propósito, para marcar a participação do Pond5 na B&C 2012 e o início da parceria com o Videoguru, o site está com a Promoção Pond5 no Brasil, com 40 arquivos inteiramente gratuitos para você usar, com clipes de vídeo e trilha sonora livre de direitos autorais. Clique no link www.pond5.com/brasil e comece a baixar os seus imediatamente. A promoção vai até 31 de setembro.

E caso você queira tirar dúvidas e fazer contato diretamente com o Pond5, basta escrever um email em português para <brasil@pond5.com>.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2156

Conforme prometido pela empresa no início do ano, a Avid anunciou em comunicado oficial uma programação para regularizar a prestação de contas de seus demonstrativos financeiros referentes à anos fiscais passados. A não entrega desses relatórios financeiros foi o que...
0 1949

O modelo tradicional de negócios dos grandes fabricantes de equipamento broadcast parece não funcionar mais nos tempos modernos. E, por isso, muitos deles correm sério risco de fechar as portas ou serem comprados por outras empresas. O que, aliás, já...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5022

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5489

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6132

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...