Home Tutoriais Final Cut Pro X Relink de mídia no FCPX 10.0.3

Relink de mídia no FCPX 10.0.3

Era uma reivindicação de muita gente, a Apple ouviu, e implementou o relink de mídia no FCPX 10.0.3. Afinal, trata-se um dos recursos essenciais para edição profissional. Você agora vai saber em detalhes como ele funciona em mais um episódio do Macbreak Studio.

Quem fica por conta da apresentação do novo recurso, dessa vez, é Steve Martin. Inicialmente, ele explica que as representações dos clipes no FCPX são mais do que ponteiros para os arquivos de mídia contidos no disco rígidos, mas sim mini bancos de dados com conjuntos de instruções sobre os clipes propriamente ditos, com dezenas de informações sobre ele.

Se por algum motivo a midia original muda de localização ou é alterada de algum modo, a representação do clipe dentro dos eventos ou projetos torna-se não-disponível, ou offline. É aí que entram o novos comandos para fazer o relink de mídia, tanto para eventos como para projetos.

Steve Martin mostra a Mark Spencer como proceder em três cenários em que o recurso se faz necessário. No primeiro, a mídia original é removida das pastas de eventos originais no Finder, prejudicando eventos e projetos do FCPX. No segundo, as representações de clipes são removidas de um evento, deixando projetos com clipes offline. No terceiro cenário, ele mostra como substituir um clipe por um outro, modificado por um tratamento feito fora do FCPX.

Acompanhe o tutorial, com cerca de 14 minutos de duração, e confira o potencial do recurso recém implementado.

Vale ressaltar que, uma vez feito o relink, o clipe de evento ou de projeto se reconecta com a mídia original, e a estrutura de metadados do clipe é mantida intocada. Os novos arquivos reconectados podem até ser diferentes do primeiro arquivo original, observadas algumas condições: a resolução e o codec podem ser diferentes mas a mídia tem que ser de mesmo tipo (video com vídeo, por exemplo), e os arquivos novos precisa ter a mesma cadência e canais de áudio similares dos arquivos anteriores.

Para ver mais tutoriais gratuitos do Macbreak Studio, acesse nossas categorias de tutoriais do FCPX e do Motion, ou visite o site da Pixel Corps.tv e seu canal de vídeos no Youtube. No site Ripple Training, de Mark e Steve, há diversos tutoriais mais detalhados sobre o FCPX e Motion.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

A versão 10.1 do Final Cut Pro X mudou completamente a estrutura de organização de arquivos do programa. Isso significa que a forma de trabalhar se modificou em vários aspectos para os quais você precisa estar atento. E para ajudar...

Tanto a Range Tool como o Shape Masks podem ser consideradas ferramentas super úteis, que todo mundo conhece e sabe para que serve, mas nem sempre sabe como tirar o melhor proveito delas. Nesse caso, nada como um guru...
4 comentários Nesse post
  1. João, antes de mais nada, quero dar os parabens por este site,ficou muito legal mesmo, bem prático,direto, fácil de ver os assuntos, tanto que, não fico ver um só dia. Acompanho ,tambem, a bastante tempo o grupo do FCP no Yahoo, do Alfredo. Meu maior interesse é o FCP X e as câmeras Canon. Recentemente, adquiri uma Canon XA 10 ,mais em conta que a maioria, mas com muitos recursos. Já estou testando as imagens com o FCP X 10.0.3 ,mas ainda tenho o FCP 7. Gostaria de saber se poderei tirar algumas duvidas contigo. Desde já te agradeço a atenção e pelo esforço de manter este site atualizado, pois sou um fã do Mac e de seus produtos. Grande abraço pro amigo direto de Porto Alegre, até.

    • Olá, Gilson. Obrigado pela força e pela visitação. Se você tiver dúvidas mais localizadas, entra no link de contatos do blog e manda uma mensagem pra nós, OK? Abraços pra você e pro povo trilegal de PA!

  2. Olá João,

    Me tornei fiel do site, que tem me atualizado e auxiliado, regularmente. Recomento ostensivamente aos meus alunos. Parabéns e um forte abraço. A propósito, saiu, há duas semanas o update do firmware da Nex Fs 100. Já atualizei e é show!

    Fraternalmente,

    Guto Neto

    • Valeu, Guto! Ainda vamos falar muito da NEX-FS100, e agora, também da sua irmã mais nova e mais luxuosa, a NEX-FS700.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4863

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5343

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5976

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...