Renomeando grupos de clipes de um evento
A grande maioria dos editores, mesmo aqueles que vêm usando intensamente o programa, ainda não se deu conta do poder de fogo de certos recursos do programa, especialmente no que toca às possibilidades de gerenciamento de metadados associados aos clipes contidos em um evento ou projeto.
O que realmente faz diferença no FCPX reside no fato dele estar fundado em uma solida e robusta estrutura de banco de dados relacional. Para projetos de edição com muito material bruto, essa característica representa um avanço extraordinário em relação aos outros softwares de edição do mercado.
Você acompanhará nesse post uma demonstração de como é possível se aproveitar dessa estrutura para uma tarefa muitas vezes exaustiva e entediante para o editor ou assistente de edição: renomear grandes quantidades de clipes.
Atualmente, essa tarefa está na ordem do dia, devido ao fato de que uma quantidade enorme de projetos é produzida com câmeras com gravação em arquivo, que são nomeados originalmente pelo próprio equipamento de captação a partir de códigos de numeros e letras.
Claro que essa nomenclatura não ajuda muito o editor na hora de escolher seus clipes. Apesar de haverem outros campos de informação em colunas do Event Browser que, por si só, podem remediar esse problema, renomear é sempre uma alternativa interessante.
Fazer isso individualmente, em grandes quantidades rouba muito tempo de edição. É aí que entra o tutorial em vídeo apresentado por Steve Martin, ao lado de Mark Spencer, em novo episódio do MacBreak Studio.
Com essa demonstração, fica cada vez mais claro que o FCPX ainda tem muitos detalhes preciosos para serem descobertos e valorizados pelos editores, e que tornam indiscutível a sua condição excelente alternativa para aplicações profissionais de edição não-linear de vídeo digital.
Assista mais tutoriais em vídeo do FCPX no nosso blog clicando aqui. Para adquirir pacotes de treinamento pagos da dupla de apresentadores do MacBreak Studio, acesse o site da Ripple Training
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.
Apesar do susto e o frio na barriga, foi genial! Com certeza, os dirigentes da Arri, além de acharem graça, devem pensar no assunto seriamente em desenvolver algo nessa linha.E as outras que se cuidem…ja estariam mortas.
Vando Mantovani
Vando, você fez o comentário certo no post errado. Mas tudo bem, o que vale é participar.
Realmete interessante – me lembra os tempo do 7 – mas para projetos longos de varios dias de gravação – isso pode ajudar muito a novas ideias de edição – e narrativa de historia – mas o que mais me comove no X é seu event browser com 1/2 s – que me faz pirar e tagear como louco.
valeu videoguru