Home Tutoriais Final Cut Pro X Renomeando grupos de clipes de um evento

Renomeando grupos de clipes de um evento

A grande maioria dos editores, mesmo aqueles que vêm usando intensamente o programa, ainda não se deu conta do poder de fogo de certos recursos do programa, especialmente no que toca às possibilidades de gerenciamento de metadados associados aos clipes contidos em um evento ou projeto.

O que realmente faz diferença no FCPX reside no fato dele estar fundado em uma solida e robusta estrutura de banco de dados relacional. Para projetos de edição com muito material bruto, essa característica representa um avanço extraordinário em relação aos outros softwares de edição do mercado.

Você acompanhará nesse post uma demonstração de como é possível se aproveitar dessa estrutura para uma tarefa muitas vezes exaustiva e entediante para o editor ou assistente de edição: renomear grandes quantidades de clipes.

Atualmente, essa tarefa está na ordem do dia, devido ao fato de que uma quantidade enorme de projetos é produzida com câmeras com gravação em arquivo, que são nomeados originalmente pelo próprio equipamento de captação a partir de códigos de numeros e letras.

Claro que essa nomenclatura não ajuda muito o editor na hora de escolher seus clipes. Apesar de haverem outros campos de informação em colunas do Event Browser que, por si só, podem remediar esse problema, renomear é sempre uma alternativa interessante.

Fazer isso individualmente, em grandes quantidades rouba muito tempo de edição. É aí que entra o tutorial em vídeo apresentado por Steve Martin, ao lado de Mark Spencer, em novo episódio do MacBreak Studio.

Com essa demonstração, fica cada vez mais claro que o FCPX ainda tem muitos detalhes preciosos para serem descobertos e valorizados pelos editores, e que tornam indiscutível a sua condição excelente alternativa para aplicações profissionais de edição não-linear de vídeo digital.

Assista mais tutoriais em vídeo do FCPX  no nosso blog clicando aqui. Para adquirir pacotes de treinamento pagos da dupla de apresentadores do MacBreak Studio, acesse o site da Ripple Training

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

A versão 10.1 do Final Cut Pro X mudou completamente a estrutura de organização de arquivos do programa. Isso significa que a forma de trabalhar se modificou em vários aspectos para os quais você precisa estar atento. E para ajudar...

Tanto a Range Tool como o Shape Masks podem ser consideradas ferramentas super úteis, que todo mundo conhece e sabe para que serve, mas nem sempre sabe como tirar o melhor proveito delas. Nesse caso, nada como um guru...
3 comentários Nesse post
  1. Apesar do susto e o frio na barriga, foi genial! Com certeza, os dirigentes da Arri, além de acharem graça, devem pensar no assunto seriamente em desenvolver algo nessa linha.E as outras que se cuidem…ja estariam mortas.
    Vando Mantovani

  2. Realmete interessante – me lembra os tempo do 7 – mas para projetos longos de varios dias de gravação – isso pode ajudar muito a novas ideias de edição – e narrativa de historia – mas o que mais me comove no X é seu event browser com 1/2 s – que me faz pirar e tagear como louco.
    valeu videoguru

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4979

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5443

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6082

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...