Home Artigos Videoguru Lab Resenha – O HD híbrido da Seagate que vai mudar seu laptop

Resenha – O HD híbrido da Seagate que vai mudar seu laptop

Unindo a performance dos drives SSD com a capacidade de um HD normal de 7200 rpm, o Seagate Momentus XT de 750GB é o drive perfeito para seu laptop.

Instalamos um desses drives em um MacBook Pro de 13″, meio de 2012, com a configuração máxima de fábrica da Apple, e ficamos espantados com a diferença que ele faz. Talvez seja o melhor ganho de velocidade por real investido que você possa obter.

Drives SSD são uma tentação. Afinal, a velocidade com que eles dão o boot em seu computador e carregam programas é muito maior do que a dos drives convencionais. No entanto, existem dois obstáculos apresentados por esses drives de estado sólido no momento: baixa capacidade de armazenamento e preço elevado.

Eis que entra em campo a Seagate com seu fantástico Momentus XT 750GB 7200 rpm, de 2.5″. Esse é um drive híbrido de segunda geração, com o dobro da memória de estado sólido que o modelo original. Com um preço extremamente razoável, ele reúne as vantagens do SSD com as de um HD rápido convencional.

Antes de fazer a troca dos HDs, medimos o tempo que o HD original do MacBook Pro levava para executar certas tarefas. Fizemos a medição duas vezes consecutivas e ficamos com os tempos menores. O HD original deste modelo de MacBook também é de 750GB, porém de 5400 rpm.

Em seguida, efetuamos a troca dos HDs conforme os passos abaixo. O procedimento pode parecer um pouco assustador mas é, na verdade, bem simples. As únicas ferramentas necessárias são uma chave tipo Phillips #0 e uma chave tipo Torx tamanho T6.

Atenção: Não nos responsabilizamos pela execução de nenhum dos passos abaixo. Caso você não se sinta confortável em fazer a toca de seu HD, contrate um técnico competente ou leve seu computador em uma autorizada Apple. Não nos responsabilizamos por nenhum dano causado à sua máquina e nem por problemas com a garantia. Embora tenhamos recebido informações de que a troca de memórias e do HD não invalidem a garantia de seu Mac, aconselhamos verificar essas informações com a Apple antes de prosseguir.

Para não perder os dados que estão no HD original, você pode usar um programa como o Carbon Copy Cloner para criar um clone exato do HD do Mac em seu novo Seagate. Mas, para isso, você precisará de um case externo para colocar provisoriamente seu HD novo e permitir a clonagem. Esse case pode servir para abrigar seu HD original posteriormente, como mostraremos em um próximo artigo.

Para começar, desligue seu laptop e retire o cabe de força. Vire seu computador de cabeça para baixo utilizando um case macio, um pano, ou algo parecido como proteção. Repare nos parafusos que prendem a tampa inferior.

Retire os parafusos cuidadosamente com a chave Phillips. Como existem três tipos de parafusos diferentes, preste bastante atenção em suas posições para depois montá-los corretamente.

Depois de soltar todos os parafusos, coloque-os em um local seguro para que não se percam, como em um cinzeiro ou um copo baixo, e retire a tampa inferior com cuidado. Se a parte traseira de seu laptop estiver mais perto de você, você verá o HD na parte superior direita, como na foto seguinte.

Retire os parafusos Phillips assinalados por círculos na foto abaixo. Eles prendem o suporte plástico preto.

Remova o suporte preto. Isso deixará o HD solto, pronto para ser retirado.

Levante o HD cuidadosamente pela aba de plástico transparente localizada nele, do lado de onde ficava a peça preta acima. Antes de retirar o HD, você deve desencaixar, com muito cuidado, o conector abaixo, que fica do lado externo do HD em relação ao computador.

Agora você pode terminar de puxar lentamente o HD pela aba, retirando-o do lugar. Agora utiliza a chave Torx para retirar os quatro parafusos que ficam nas laterais do drive, iguais ao assinalado abaixo.

Agora instale esses,  parafusos nos furos equivalentes do Seagate Momentus XT.  Insira o conector no novo drive, com cuidado e, alinhando os parafusos Torx com os furos emborrachados assinalados abaixo, insira o drive empurrando-o suavemente para cima até que este se encaixe nos furos e em seu compartimento.

Coloque a peça preta no lugar e instale os parafusos para prender o novo HD. Se você fez tudo certo, ele ficará como na foto abaixo. Se os parafusos não se encaixarem, não force-os. Encaixe a peça corretamente antes de apertá-los.

Agora basta colocar a tampa inferior do laptop na sua orientação correta e colocar os parafusos em seus locais correspondentes. Aperte os parafusos com calma para não avariá-los, sendo que o aperto final não deve ser demasiado. Pronto. Seu novo HD está instalado! Só que, antes de curtí-lo, você tem mais um passo a executar.

Macs não gostam muito quando trocamos suas peças. Portanto devemos “avisá-los” das trocas. Para isso, devemos resetar a memória PRAM da seguinte forma. Com seu laptop conectado à rede ou com a bateria carregada, pressione as teclas Option + CMD + R + P, simultaneamente, enquanto pressiona o botão de ligar seu computador.

Solte o botão de ligar, mas continue pressionado as outras teclas. Seu computador emitirá o som típico que faz ao ligar. Continue pressione as teclas até que o som se repita por mais 3 vezes. Pode, então, soltar as teclas e esperar seu computador inicializar. Não se preocupe se o primeiro boot demorar, pois seu Mac precisa escrever alguns dados referentes à nova configuração, e isso demora um pouco.

Que tipo de melhora no desempenho você deve esperar do fantástico drive híbrido da Seagate? Você verá logo na tabela abaixo. Vale mencionar, no entanto, que esse drive tem uma tecnologia inteligente que vai aprendendo seus hábitos e dando prioridade aos programas mais usados e arquivos mais carregados. Daí, a performance tende a melhorar com o tempo e com a repetição de tarefas.

Na tabela abaixo você pode ver a enorme diferença que o sistema SSD embutido, aliado ao drive normal rápido, faz. O boot passa a levar quase um terço do tempo. Abrir o Photoshop leva um décimo do tempo. E carregar o Safari, incluindo um site padrão, demora quase a metade do tempo (que já é pequeno). Os aplicativos também fecham muito mais rápido com esse drive.

É uma melhora enorme no desempenho de sua máquina, a um preço bem acessível. O Seagate Momentus XT custa hoje apenas US$ 139.00 na B&H – bem menos que o preço de um drive SSD com apenas um terço dessa capacidade. Para maiores informações sobre o Momentus XT de 750GB, visite o site da B&H ou o site da prórpia Seagate.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Autor
Paulo trabalhou na Rede Globo de Televisão como roteirista, diretor e editor e também escreveu sete longa metragens do grupo Os Trapalhões. Em 1991, abriu uma produtora nos EUA, onde conquistou vários clientes importantes, recebeu diversos prêmios e escreveu centenas de artigos como editor contribuinte para algumas das mais importantes publicações profissionais americanas e internacionais. Hoje Paulo trabalha como colorista para TV e cinema, com clientes no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Artigos relacionados

Em mais um artigo sobre como dar vida nova a seu velho Mac Pro, mostraremos como trocar os CPUs de sua máquina e praticamente dobrar sua capacidade de processamento. Em nosso artigo anterior, mostramos como trocar sua...
679 69542

Isso mesmo! Você não precisa mais comprar uma placa gráfica original da Apple para poder rodar Final Cut Pro X, Resolve ou Smoke no seu Mac Pro antigo. Nem tente rodar os aplicativos mais recentes em seu...
20 comentários Nesse post
    • É do tamanho de um HD normal de notebook, ou seja, 2.5″. Se seu Vaio utiliza HDs normaise notebook, cabe sim.

  1. Preciso instalar algum driver para ele funcionar certinho? Pergunto, pois foi solicitado um driver na instalação e no HD híbrido que eu comprei não veio nenhum cd.
    Abcs.

    • Não necessita de nenhum driver. Você seguiu as instruções do post, clonando seu HD original antes?

      • Clonei o HD e troquei. Meu note é um HP DV7 usando windows vista. Percebi uma melhora, mas esperava mais, pois tenho um desktop com hd puro ssd e windows 7 e ele é bem mais lento. Acho que pelo fato de ser um note e usar um windows muito mais pesado, ele sempre será bem mais lento.
        Grato pela resposta.

  2. Paulo uma pergunta: no windows voce instala o sistema no ssd e os arquivos no hd normal, no mac como procedo, pois ele nao deixa instalar o sistema em partições diferentes dos arquivos, faço uma imagem e mando direto para o HD novo ou tem alguma outra coisa a ser feita? desde ja agradeço

    • Você usa um programa como o Carbon Copy Cloner para fazer uma cópia idêntica do seu HD original, conforme descrito no artigo.

  3. Estou querendo fazer um upgrade no meu gateway NE56R13b e colocar um hd hibrido e queria saber se esse HD foi comprado no site seguido no post e se esse site é confiável etc…
    Abraço e parabéns pelo post muito bom!

    • Lucas, o drive foi comprador no site mencionado no anúncio. A B&H é uma das lojas mais respeitadas no mundo.

  4. ola, fiz exatamente igual o escrito, clonei meu hd mas enato ele mandou pro reparador de disco e travou depois de um tempo. nao consegui recuperar muita coisa e instalei ele do zero, pus oque consegui salvar e depois de uns dois dias quando estava assistindo uns filmes ele apagou a tela e travou de novo o hd. tem que ativar o trim da parte ssd? ou algo alem disso?

    • Você não tem que fazer nada. É só clonar, instalar e usar, como descrito no artigo. É possível que o seu tenha vindo com defeito.

  5. Fiz a troca do meu HD de 500 Gb (Toshiba) por um HD Híbrido de 1 Tb (Seagate). Depois de instalado o sistema operacional não notei diferença alguma no carregamento. Agora sei que não fiz o procedimento correto iniciando o MAC com as teclas Option + CMD + R + P pressionadas.
    Minha pergunta então: Posso fazer isso agora depois do sistema operacional instalado e outros programas, ou devo refazer tudo do zero???
    Obrigado Paulo M. de Andrade pelo excelente e explicativo artigo!

  6. Troquei meu HD por um Hibrido da Seagate de 1 Tera. Fiquei decepcionado. Mesmo após meses de uso, a inicialização dele e dos aplicativos é muito lenta. Além disso, percebi que a função Sleep ficou desabilitada. Estou quase recolocando o HD original de volta.

    • Santerre, isso não é um comportamento normal. Tanto no meu MacBook pessoal quanto nos de vários colegas, a instalação de um drive híbrido melhorou a performance consideravelmente. Você clonou o HD original com o Carbon Copy Cloner?

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4971

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5432

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6075

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...