Home Tutoriais Videoguru Tuts Como fazer a arquitetura CUDA funcionar com os programas do CS6 no...

Como fazer a arquitetura CUDA funcionar com os programas do CS6 no seu Mac novo

OK, você comprou um iMac ou um MacBook Pro novo, e está todo entusiasmado com a possibilidade de usar a arquitetura de processamento paralelo CUDA das novas GPUs NVIDIA, para acelerar o render e o desempenho do After Effects e do Premiere.

Mas aí, você abre os programas e, ao perceber que eles não mostram melhora de performance, você verifica as preferências do programa na parte que deveria mostrar os recursos da placa gráfica, e não vê nem sinal da CUDA. Experimente para se certificar.

No Ae, acione a opção de menu After Effects > Preferences > Previews, e na seção Fast Previews, ao clicar no botão GPU Information, você verá que a seção CUDA está desabilitada, assim como a opção de usar a GPU para acelerar o render em Ray-tracing.

Ou então, no Pr, acione a opção de menu Project > Project Settings > General, e você vai reparar que na seção Video Rendering and Playback, o Mercury Playback Engine não te dá opção além de Software Only, restringindo a performance de reprodução de filtros e efeitos.

Certamente você vai se sentir um tanto frustrado. Afinal, você sabe que a sua GPU, pela informação do site da NVIDIA, é compatível com a tecnologia CUDA. Mas, peraí, nem tudo está perdido. Com alguns procedimentos você pode resolver essa situação.

Vamos ao passo a passo:

1. Clique aqui para baixar o driver CUDA mais recente pelo site da NVIDIA. Em seguida, instale o driver no seu Mac.

2. Acione o painel de preferências do Mac OS e veja que agora há um item mostrando que arquitetura CUDA já foi reconhecida e está rodando no seu sistema.

3. Para o Premiere:

a. Rode o GPUSniffer pelo aplicativo Terminal usando a seguinte linha de comando:

/Applications/Adobe\ Premiere\ Pro\ CS6/Adobe\ Premiere\ Pro\ CS6.app/Contents/GPUSniffer.app/Contents/MacOS/GPUSniffer

cuda01

b. Verifique que a sua GPU foi encontrada e que há a informação do nome dela, por exemplo, GeForce GT 650M.

cuda02

c. Abra uma nova janela do Terminal usando o atalho Command-N. Na nova janela, cole a linha de comando que se segue:

sudo nano /Applications/Adobe\ Premiere\ Pro\ CS6/Adobe\ Premiere\ Pro\ CS6.app/Contents/cuda_supported_cards.txt

cuda03

d. Coloque a senha do administrador, e você verá uma lista com as GPUs que já vêm configuradas de fábrica. Copie o nome da sua GPU que aparece na janela anterior, volte para a nova janela do terminal, posicione o curso do mouse no início da primeira linha, e dê um Return para abrir uma linha na parte de cima da lista. Em seguida, nessa nova linha em branco, cole o nome da sua placa.

cuda04

e. Agora, tecle Control-X, depois tecle Y, e por fim, tecle Enter. Pronto, já está tudo OK com o Premiere.

4. Para o After Effects:

a. Se você não fez os passos anteriores para habilitar o Premiere, siga as instruções que se seguem, que são basicamente as mesmas descritas acima. Caso contrário pule direto para o passo d.

b. Rode o GPUSniffer pelo aplicativo Terminal usando a seguinte linha de comando:

/Applications/Adobe\ After\ Effects\ CS6/Adobe\ After\ Effects\ CS6.app/Contents/GPUSniffer.app/Contents/MacOS/GPUSniffer

c. Verifique que a sua GPU foi encontrada e que há a informação do nome dela, por exemplo, GeForce GT 650M.

d. Abra uma nova janela do Terminal usando o atalho Command-N. Na nova janela, cole a linha de comando que se segue:

sudo nano /Applications/Adobe\ After\ Effects\ CS6/Adobe\ After\ Effects\ CS6.app/Contents/raytracer_supported_cards.txt

e. Coloque a senha do administrador, e você verá uma lista com as GPUs que já vêm configuradas de fábrica. Copie o nome da sua GPU que aparece na primeira janela do Terminal, volte para a nova janela do terminal, posicione o curso do mouse no início da primeira linha, e dê um Return para abrir uma linha na parte de cima da lista. Em seguida, nessa nova linha em branco, cole o nome da sua placa.

f. Por fim, tecle Control-X, e depois tecle Y, e por fim, tecle Enter. Agora o After Effects também está pronto para a CUDA.

• • •

Feito isso, volte a abrir o Premiere e o After Effects, e verifique e ajuste as opções de uso da CUDA com os seus programas CS6!

Obs.: A dica funciona. Eu testei na minha própria máquina. Se você não se sente seguro para completar esses procedimentos, peça a alguém mais experiente para faze-lo. Não nos responsabilizamos pelo mau uso dessas instruções.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

Uma das principais funções de gerar um novo projeto pelo Media Manager é diminuir radicalmente o tamanho dos arquivos utilizados em um projeto, principalmente quando este vai para a finalização ou é armazenado depois de pronto. Acontece que, em...

A GoPro Hero é uma linha de câmeras ultra-compactas, muito versáteis e de excelente qualidade. Desde a sua primeira versão vem dominando o mercado de imagens de esportes radicais porque nenhum outro equipamento se mostrou tão eficaz na produção...
19 comentários Nesse post
    • Se ocorrer isso, em princípio, você deverá fazer o mesmo procedimento para incluir a placa naquelas que são reconhecidas pelos programas da Adobe.

  1. Olá João!

    É minha primeira participação e gostaria de dizer parabéns pelo site!
    Tem sido uma ajuda preciosa no nosso dia a dia de trabalho.

    Estou com um problema relacionado ao CUDA e a Blackmagic e gostaria da sua opinião:

    Tenho um MacPro aqui na produtora com duas placas Quadro 4000 for Mac, uma placa Decklink HD Extreme 3D da Blackmagic e o driver CUDA 5.0.59 instalados.

    Costumo trabalhar no Final Cut 7 há muito tempo e não tenho nenhum problema. Estamos trabalhando a pouco tempo no Davinci e também está tudo em ordem.

    O problema é que quando vou editar no Premiere as imagens ficam catrancando no meu monitor Broadcasting. Já no monitor do computador tudo roda perfeitamente…

    Isso acontece independentemente de eu trabalhar com arquivos originais da 5D ou material ProRess…

    O CUDA aparece habilitado na janela Project > Project Settings > General…

    Você saberia me dizer se existe algum problema de compatibilidade entre o CUDA e alguma placa específica da Blackmagic?

    Desde já agradeço a atenção.

    Abraços,

    Marcelo Reis

    • Olha, Marcelo, o Paulo, que está testando e acompanhando mais de perto esse assunto de placas CUDA no Mac Pro, talvez possa ajudar mais. Ele me disse que o problema pode passar por incompatibilidades com o sistema operacional. A ver.

    • As placas da AMD trabalham com tecnologias diferentes como o Open CL, e o procedimento aqui demonstrado não se aplicam a elas.

  2. Olá João, poderia mostrar esse procedimento para PC Windows. Por favor diz que sim vaii siiiiiiimmmm. :)

  3. Olá, eu fiz o procedimento no maverick mas o premiere não habilita o mercury playback da CUDA mesmo com o Cuda mais novo atualizado. Tenho uma gtx 670 e gostaria de usar a ferramenta.

  4. Consegui solucionar o problema. O arquivo é case-sensitive GeForce GTX 670M por isso que não estava indo. mas colocando o nome certinho ele foi lindo.
    obrigado.

    • Perfeito, José. Parabéns por ter achado a solução. Fica a dica para os outros leitores de não descuidar desse detalhe.

  5. Olá João, eu ví em um comentário que o mesmo problema acontece para a minha máquina que é ATI (AMD Radeon HD 6750M).
    Você já viu algo a respeito que possa ajudar no meu caso? Tendo em vista que o CUDA não rola para ATI.
    Existe algo que possa me auxiliar, pois a demanda é muito grande e o que eu puder fazer para facilitar ou melhorar o render é muuuuuuito bem vinda.

    Att
    Daniel

    • É preciso saber se a placa usa uma arquitetura suportada pelos programas da Adobe. Creio que há tabelas no site da Adobe para você consultar. Atualmente, para usar o Mercury Playback Engine, a GPU precisa usar as arquiteturas CUDA ou Open CL.

  6. Olá, boa noite.

    Não estou conseguindo usar o Af no meu Macbook Pro final de 2013 com Gráficos Intel Iris 1536MB.
    O que será que pode estar ocorrendo?

    • Para fazer uso dos recursos de processamento pela placa gráfica, ela precisa apresentar uma arquitetura melhor do que o GPU da Intel.

  7. Ola então fiz o procedimento no mac instalei o cuda so nao consigo fazer o resto do procedimento enfim gostaria de uma ajuda muito Obrigado

    • Os procedimentos estão desatualizados para as versões mais recentes. Eu mesmo andei tendo problemas com isso e não encontrei ainda soluções definitivas para isso. Estou esperando a nova versão do After Effects, que deve mudar esse cenário para melhor e tornar esses procedimentos desnecessários.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5268

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5756

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6423

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...