Saiu a esperada atualização Final Cut Pro X 10.0.3
A Apple lançou hoje mais uma atualização de peso do novo Final Cut Pro X, que traz os prometidos recursos de edição multicamera e monitoração broadcast, entre outras melhorias significativas.
Essa é a terceira e mais importante atualização do programa, lançado em junho de 2011. Houve uma outra atualização forte em setembro, e mais uma, menos robusta, em novembro. Com essa frequência de atualizações, de 3 em 3 meses em média, a Apple mostra que está comprometida em fazer com que o FCPX venha rapidamente atender todas as demandas de recursos profissionais tão reclamadas por usuários ligados a fluxos de trabalho para TV e cinema.
Os recursos mais importantes acrescentados são os seguintes:
• Edição Multicamera
• Monitoração broadcast (em fase beta)
• Chroma key avançado
• Relink de mídia
• Importação de arquivos Photoshop multi-camadas
• Atualização da especificação XML exclusiva do Final Cut Pro X para a versão 1.1
Os programas que acompanham o FCPX também tiveram atualizações. O Motion foi para a versão 5.0.2 e o Compressor agora está na versão 4.0.2.
Também vale destacar que a Intelligent Assistance, empresa desenvolvedora de aplicativos de Philip Hodgets, lançou o aplicativo 7toX, que finalmente permite trazer projetos do FCP7 para o FCPX.
Com isso, parece que as barreiras para a migração de muitos usuários caíram por terra, abrindo caminho para a consolidação do programa em sua nova base de usuários.
Ao que tudo indica, nesse ritmo de atualizações, até completar um ano de existência, o programa, com seu jeito diferente de editar, estará pronto para qualquer fluxo de trabalho, por mais complexo que seja.
Tela do FCPX mostrando o novo e sensacional recurso de edição multicamera do FCPX com sincronização de ângulos automática
Leia abaixo o comunicado à imprensa da Apple sobre o novo update:
“A Apple lançou hoje o Final Cut Pro X v10.0.3, uma atualização significativa para o seu revolucionário aplicativo de edição de vídeo profissional, que introduz edição multicamera com sincronização automatica de até 64 ângulos de vídeo e fotos; chroma key avançado para lidar com ajustes complexos direito no aplicativo; XML aprimorado para um intercâmbio mais rico com aplicativos de terceiros e plug-ins que permitirá o crescimento rápido do ecossistema do FCPX. Já disponível a partir de hoje como uma atualização gratuita na Mac App Store, o Final Cut Pro X v10.0.3 também inclui uma versão beta de monitoramento broadcast que suporta dispositivos Thunderbolt, bem como cartões PCIe.
O Final Cut Pro X v10.0.3 inclui uma coleção de novas ferramentas inovadoras para projetos de edição multicamera. Final Cut Pro X sincroniza automaticamente clipes de vídeo usando a forma de onda do seu áudio, hora e data, ou timecode para criar um Multicam Clip com até 64 ângulos de vídeo, que pode incluir e misturar formatos, tamanhos de quadro e cadências diferentes. O poderoso Angle Editor permite que você mergulhe em seu Multicam Clip fazendo ajustes precisos, e o Angle Viewer permite reproduzir vários ângulos ao mesmo tempo e cortar de um para outro sem problemas.
O Final Cut Pro X suporta um robusto recurso de chroma key em um-passo, com a adição de controles avançados, incluindo amostragem de cor, ajuste de borda e light wrap. Você pode resolver complexos desafios de keying direto no Final Cut Pro X, sem a necessidade de exportação para uma aplicação de motion graphics, e ver os resultados instantaneamente, com reprodução em tempo real.
Durante os sete meses desde o lançamento, o ecossistema de produtos de terceiros em torno de Final Cut Pro X tem se expandido dramaticamente. Softwares XML compatíveis com o XML como o DaVinci Resolve e catdv proporcionam a integração para tarefas como correção de cor e de gerenciamento de mídia. O novo aplicativo 7toX da Intelligent Assistance usa XML para importar projetos do Final Cut Pro 7 no Final Cut Pro X. Além disso, alguns dos maiores desenvolvedores da indústria de efeitos visuais, incluindo Genarts e Red Giant, desenvolveram plug-ins de motion graphics que aproveitam da velocidade e capacidade de visualização em tempo real do Final Cut Pro X.
A monitoração broadcast no Final Cut Pro X está atualmente em fase beta e permite que você se conecte a monitores de forma de onda, vectorscopes, e monitores calibrados de alta qualidade para garantir que o projeto atenda às especificações broadcast. Final Cut Pro X suporta a monitoração de vídeo e áudio através de dispositivos Thunderbolt de entrada/saída, bem como através de placas PCIe de terceiros.”
Uma configuração de sistema de edição baseado em FCPX com monitoração externa através do novo dispositivo Aja Io XT
Segundo a notificação de lançamento da Apple, a lista de novos recursos inclui:
• Edição multicamera com sincronização automática e suporte para formatos mistos, taxas de quadros mistos, e até 64 ângulos de câmera;
• Relink de mídia para reconectar manualmente projetos e eventos com novas mídias;
• Capacidade de importar e editar arquivos gráficos Photoshop em camadas ;
• Chroma key com controles avançados por amostragem de cores, qualidade de borda, e light wrap;
• XML 1.1 com suporte para exportar correção de cor primária básica e importação e exportação de parâmetros de efeito e keyframes de áudio;
• Múltiplas melhorias no Color Board, incluindo novos comandos de teclas, campos numéricos editáveis e parâmetros ajustáveis que agem como sliders infinitos quando arrastados;
• Capacidade de reordenar as correções de cores no Inspector;
• Recurso Reveal no Event Browser mostra trechos selecionados de clipe no filmstrip no modo de visualização por lista;
• Offset em grupo para data e hora de clipe;
• Capacidade de pesquisa de texto adicionado a trechos favoritados e rejeitados;
• Restauração automática de projetos e eventos em caso de corrupção de arquivo;
• Versão beta do monitoração broadcast com dispositivos de entrada e saída PCIe e Thunderbolt fabricado por terceiros.
A atualização também incorpora as seguintes melhorias:
• Melhora o desempenho durante a edição de texto em títulos;
• Melhora o desempenho ao aplicar um efeito a partir do Effect Browser;
• Melhora as operações com keyframe no Inspector, com keyframes automaticamente adicionados ao mover um novo ponto no tempo e no ajuste de um parâmetro;
• Modifica o comportamento da transição para que todas as transições recém-adicionadas usem a mídia disponível, mantendo o comprimento do projeto;
• Corrige um problema que afeva a função solo de áudio durante o skimming;
• Resolve problemas relacionados ao uso do recurso Synchronize Clips com mídias que contém um canal de áudio em silêncio;
• Corrige um problema no remapeamento de tempo com velocidade constante que não era devidamente aplicado ao usar o comando Paste Effects.
A atualização 10.0.3 do FCPX é gratuita e já pode ser baixada pela Apple App Store. Mais informações na página da atualização no site da Apple.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.
PENA QUE EU NÃO TENHO UM PROGRAMA DESTE:
GOSTARIA DE GANHAR UM , POIS NÃO POSSO COMPRA-LO.
ESTOU COMEÇANDO NA ARTE DE EDIÇÃO E CONFESSO : ESTE É
DEFINITIVAMENTE O MELHOR DE TODOS OS QUE EU JÁ VI.
O FCPCX é o programa de edição profissional mais barato do mercado. Mais em conta do que ele, só mesmo o Lightworks, que é gratuito.