Home Artigos Hardware Camera do iPhone 4S: uma alternativa para produções profissionais?

Camera do iPhone 4S: uma alternativa para produções profissionais?

A camera do novo iPhone 4S trouxe importantes melhorias, especialmente no sensor, que permite fotos em 8 megapixels e gravações de vídeo em resolução full HD, ou seja, com imagens em 1920×1080 pixels a 30fps.

A lente também foi aperfeiçoada, com abertura de diafragma de até 2.4, o balanço de branco está mais preciso, foram implementados um redutor de ruído temporal especialmente útil para cenas escuras e um recurso de estabilização de vídeo para minorar a camera tremida, e agora, com um toque na tela, é pode ajustar o foco em planos da imagem.

Em outro recurso interessante, o aplicativo de camera do celular oferece a possibilidade de cortar partes do clipe (trimming) que não interessam. Tudo isso fez com que muitos cogitassem a idéia de usar a camera do iPhone 4S para trabalhos de vídeo com maior exigência de qualidade, até mesmo profissionais.

Pois bem, alguns dias depois de lançado o iPhone 4S, a página no Vimeo da Robino Films postou uma interessante experiência de comparação com gravação simultânea da mesma cena com a camera do novo celular da Apple e uma Canon 5D MKII.

iPhone 4S / Canon 5d MKII Side by Side Comparison from Robino Films on Vimeo.

A comparação é meio injusta, mas mostra haver caminho para o uso da camera do iPhone 4S em certas situações ou tipos de trabalho mais profissionais. Imagino, por exemplo, certas situações no jornalismo, onde a notícia e urgência do registro de um fato falam mais alto, ou até mesmo trabalhos de videoarte. Nesse sentido, vale considerar uma série de acessórios que aumentam a usabilidade do iPhone para esse fim, como, por exemplo, a base para tripé e suporte Glif juntamente com um suporte Gorillapod.

Fugindo de preconceitos e suposições não fundamentadas, o fato é que, com as constantes melhorias de cameras do iPhone, parece que essa alternativa deve se tornar cada vez mais viável para os trabalhos de vídeo de qualidade.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
12 4962

O cinema digital nunca viveu um período tão interessante. Se a câmera de cinema digital chinesa iniciou a revolução dos preços baixos, foi a Blackmagic que venceu a corrida e lançou no mercado as verdadeiras câmeras revolucionárias. Agora...
30 6013

Eles são a última novidade do mercado. Monitores bem mais largos que o normal e que oferecem muito mais espaço para trabalhar. Além disso, são perfeitos para reproduzir filmes em formato cinemascope. Com um desses monitores você consegue praticamente o...
10 comentários Nesse post
  1. Ralph, essa é uma outra discussão. Nosso foco aqui era mostrar como as cameras de celular estão começando a se aproximar de uma qualidade comparável à de cameras DSLR. E isso inclui as Nokia.
    Sem entrar mais fundo na questão que você levantou, lembro apenas que não é só a resolução em megapixels que conta nessa comparação que você propôs, outros fatores são importantes, como a ótica, por exemplo, e até aspectos subjetivos.
    E note que a N8 ou mesmo a N9 não grava video em 1080p a 30fps, só em 720p. Mas não sou especialista em cameras de celular, e por isso não teria como avançar muito mais nesse debate.
    Quem sabe aparecem outros leitores do blog que possam acrescentar mais subsidios para uma visão mais profunda do tema. De todo modo, obrigado pelo comentário, volte sempre e ajude a divulgar o blog!

    • Olá João e Ralph!
      Estou a procura de um Workflow no Final CUt 7 pra o Nokia 8…fui pelo Google e não achei nada. Qualquer ajuda será bem vinda, estou participando de um projeto que será filmado com esses celulares e já quero ficar preparado pra o que virá…o audio será captado separadamente e serão 4 celulares filmando simultaneamente.
      Abrs!

  2. olá João, tenho uma dúvida; e quanto ao áudio? Vi um post seu sobre captação de áudio com qualidade no iphone4s, mas é possível fazer isso simultaneamente à gravação de vídeo?
    Obrigada :-) abs Renata

  3. Olá João. Sei que a postagem sobre a filmagem no Ifhone S4 é antiga. Mas o temário por você indicado de uso de “máquinas alternativas” para videos e afins, foi reacendida quando Scorsese, divulgou a utilização do Ipad (http://www.apple.com/ipad/changing-film/). Fiquei muito interessado nisto, e como não entendo nada e, gostaria de me aventurar experimentando uma destas máquinas em videos, gostaria de sugestões tipo custo/benefícios de usos dessas máquinas (Cels, Nobebooks, etc) na criação de vídeos. Em post, uma leitura pergunta sobre a captação de som… que deveria ser complementada com aplicativos específicos…. o desafio aqui, é que você possa sugerir pacotes completos de usos. imagem e som. para que o leitor, e, eu especialmente possa ter algum horizonte confiável para escolher…. em lugar de uma câmera mesmo. Desde já, grato. E parabéns pelo site, é sensacional e muito útil. Nil

  4. Olá João Velho. Sei que a postagem sobre a filmagem no Ifhone S4 é antiga… Mas o temário por você indicado de uso de “máquinas alternativas” para videos e afins, foi reacendida quando Scorsese, divulgou a utilização do Ipad (http://www.apple.com/ipad/changing-film/). Fiquei muito interessado nisto, e como não entendo nada e, gostaria de me aventurar experimentando uma destas máquinas em videos, gostaria de sugestões tipo custo/benefícios de usos dessas máquinas (Cels, Nobebooks, etc) na criação de vídeos. Em post, uma leitura pergunta sobre a captação de som… que deveria ser complementada com aplicativos específicos…. o desafio aqui, é que você possa sugerir pacotes completos de usos. imagem e som. para que o leitor, e, eu especialmente possa ter algum horizonte confiável para escolher…. em lugar de uma câmera mesmo. Desde já, grato. E parabéns pelo site, é sensacional e muito útil. Nil

    • Nil, agora o momento é outro. Quem sabe mais pra frente poderemos fazer algo nesse sentido. Obrigado pelo apoio!

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4969

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5430

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6072

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...