Sobre o Blog

Lançado em 11/11/11, o blog VIDEOGURU tem como missão colaborar na difusão de informações e na formação em video digital para profissionais criativos do Brasil e de outros países de língua portuguesa. De um lado, o blog funciona como um filtro do que é publicado na web e, de outro lado, produz conhecimento e informações exclusivas sobre os diversos temas relativos a essa área.

O VIDEOGURU surgiu num ano muito especial para o video digital, repleto de grandes transformações que abalaram o mercado em vários nichos. Em 2011, foram lançadas  versões totalmente renovadas de programas de edição e finalização de vídeo como o Final Cut Pro X, várias cameras de sensor largo revolucionárias, e houve até o falecimento de Steve Jobs. Esses acontecimentos foram cobertos pelos primeiros posts e dão uma idéia do foco e da linha editorial do blog.

Entendemos que o vídeo digital tem proporcionado um movimento de democratização dos meios de produção no setor de audiovisual. Apostamos nisso e acreditamos que nossa função é contribuir para que essa onda tecnológica possa avançar ao máximo no Brasil, com profissionais conscientes e preparados para intensificar e multiplicar seus efeitos benéficos em nosso mercado.

jvelho-perfil

João Velho – criador, e co-editor do blog Videoguru

O blog foi criado é editado por JOÃO VELHO, formado em Cinema pela UFF e Mestre em Design pela ESDI-UERJ. Desde 1993, em paralelo à sua carreira como diretor, editor e artista de motion graphics em cinema, TV e vídeo, João vem escrevendo regularmente sobre desktop video, campo de conhecimento em que se especializou.

Seus primeiros artigos técnicos foram publicados no antigo caderno Informatica Etc. do jornal O Globo, na época, editado pela jornalista Cora Ronai. Em seguida, colaborou durante anos para a Revista da SET, da Sociedade de Engenharia de Televisão, e também, por 10 anos, para a lendária revista Macmania.  No ano de 2002, João dividiu com Marcio Nigro a autoria do livro “Video e Áudio Digital no Macintosh”, publicado pela editora Bookmakers com o apoio da Apple Brasil.

Atualmente, João é colaborador fixo da revista Macmais, que sucedeu a Macmania, e também é professor da ESPM-RJ, onde ministra aulas desde 1998. Lá, ele é responsável pelas disciplinas de Produção de Video, Edição Não-Linear e Motion Graphics, nos cursos de graduação em Comunicação Social (Publicidade) e Design, e no curso Portfolio da Escola de Criação.

Em 2011, João terminou seu terceiro curta-metragem em 35mm, o documentário “iCandomblé”. Dois anos depois, em setembro de 2013 dirigiu e editou mais um curta-metragem,  o filme de ficção “Toca pra Diabo”, com roteiro de Juca Filho, dessa vez com cópia final em DCP, encerrando seu ciclo de trabalhos em película para assumir de vez e integralmente o caminho do cinema digital.

• • •

O blog VIDEOGURU, com dois anos de existência, vem se consolidando como uma das principais referências em vídeo digital no Brasil. Em 2013 chegamos a registrar mais de 18.000 visitas em um mesmo dia, e agradecemos nossos leitores por essa estimulante resposta.

Com o tempo, nosso foco foi se ampliando para tratar de igual para igual, ferramentas e processos de produção e pós-produção. O sub-título do blog, inclusive,  fala em “Video Digital para Profissionais Criativos”, sem privilegiar uma área de atuação, como fazíamos no começo do blog, mais orientado para a pós-produção.

Temos a meta de voltar a postar ao menos um artigo novo a cada dia útil da semana, como fizemos no nosso primeiro ano. Mas sempre que possível e de acordo com a demanda de conteúdo relevante, faremos até mais publicações semanais.

Para tanto, estamos selecionando e convidando novos colaboradores experientes, de modo a aumentar a quantidade de posts, mas sem perder qualidade. Antigos planos de trazer até nossos leitores tutoriais exclusivos em português e iniciar um fórum estão bem próximos de acontecer.

Muitas outras coisas estão por vir no ano de 2014.

Esperamos que o blog possa continuar cumprindo a sua missão e agradando ao seu público alvo, diretores, editores, artistas de motion graphics, finalizadores, coordenadores de pós-produção, animadores 3D e 2D, coloristas, tecnicos em efeitos especiais, fotógrafos, tecnicos de som, sound designers, estudantes de audiovisual e de várias áreas de comunicação e design.

Se você está entre esses, e se interessa por video digital, seja bem vindo, o VIDEOGURU foi feito para você.

(atualizado em 11/11/13)

GALERIA

1 4805

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5295

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5915

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...