Home Notícias Outros Sony anuncia a iminência de novo formato de fita magnética

Sony anuncia a iminência de novo formato de fita magnética

Pois é, a fita magnética, coisa do passado para muito gente, de repente passa a ser uma tecnologia do futuro através de ninguém menos do que a Sony. Mas, vamos com calma, não se trata exatamente de uma volta aos velhos formatos de captação de som e imagem em fita magnética. Esclarecido esse detalhe, vamos aos fatos.

O que a empresa japonesa está propondo, em associação com a IBM, é a adoção de um formato de fita para armazenamento de dados digitais, na linha do que hoje temos, por exemplo, no formato LTO.

A novidade foi anunciada recentemente por meio de um comunicado de informação corporativa e chamou a atenção dos profissionais de vídeo pelo mundo afora por representar um caminho possível para lidar com a quantidade descomunal e sempre crescente de dados de audio e vídeo digital envolvidos nas produções atuais para cinema e TV.

Aliás, a Sony demonstra estar mesmo bastante preocupada com essa questão do armazenamento de grandes quantidades de dados, tanto que, não tem muito tempo, anunciou o desenvolvimento de uma outra tecnologia com o mesmo objetivo, nesse caso, de mídia ótica, o formato Archival Disc, que também noticiamos aqui no VideoGuru.

O que espanta nesse anúncio de agora é a quantidade dados capaz de ser armazenada num único cartucho de fita magnética: nada menos que 185TB, o que representa cerca de 74 vezes mais do que o cartucho de fita LTO Ultrium LTO-6, equivalente a 2.5TB (sem compressão), o que há de mais avançado hoje no assunto.

E qual é a mágica da Sony para conseguir esse feito? A nova fita magnética vai utilizar uma aplicação otimizada da tecnologia “sputter deposition”, ou “deposição por pulverização catódica”. A solução desenvolvida pela Sony oferece a mais alta densidade de gravação do mundo para mídia de armazenamento em fita, que chega a 148Gb/polegada, muito superior à densidade de gravação da tecnologia usada nas fitas LTO-6, de aproximadamente 2Gb/polegada.

sputter

O processo proporciona uma fina película formada a vácuo com múltiplas camadas de partículas de cristal extremamente finas. Mas a grande diferença para os processos anteriores e a chave do sucesso dessa solução está na minimização das disparidades de crescimento e comprimento cristalino, permitindo criar camadas nano-granuladas compostas por partículas magnéticas com uma dimensão média de apenas 7,7 nm, e orientadas de maneira uniforme sobre a película de polímero. Esse é o detalhe que levou à incrível  densidade obtida pela tecnologia agora anunciada.

Os resultados desse desenvolvimento estão sendo divulgados na conferencia internacional sobre magnetismo INTERMAG Europe 2014 , que está ocorrendo essa semana em Dresden, na Alemanha, em conjunto com a IBM Corporation, que contribuiu nos estudos com testes e avaliações.

O grande mercado da nova tecnologia de gravação em fita, obviamente, é formado pelos mega sistemas de bancos de dados e armazenamento em nuvem, sempre crescendo em número e tamanho, que dão sustentação às grandes organizações do mundo atual, como as instituições governamentais e as instituições financeiras, por exemplo.

Porém, do jeito que caminhamos nessa tendência formatos de vídeo com cada vez maior resolução e até maior cadência, é certo que o sistema de gravação em fita da Sony também será bastante atraente e conveniente para o armazenamento de conteúdo audiovisual, especialmente em larga escala, como em super-produções de cinema e emissoras de TV.

Mas não espere nada disso para já, porque, provavelmente, esse percurso industrial ainda vai demorar muito. Vamos aguardar mais informações, que, na medida em que forem saindo, estarão em foco no VideoGuru.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2087

Conforme prometido pela empresa no início do ano, a Avid anunciou em comunicado oficial uma programação para regularizar a prestação de contas de seus demonstrativos financeiros referentes à anos fiscais passados. A não entrega desses relatórios financeiros foi o que...
0 1865

O modelo tradicional de negócios dos grandes fabricantes de equipamento broadcast parece não funcionar mais nos tempos modernos. E, por isso, muitos deles correm sério risco de fechar as portas ou serem comprados por outras empresas. O que, aliás, já...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4867

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5347

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5979

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...