Home Notícias Outros Sony e Panasonic anunciam novo padrão para armazenamento em mídia óptica

Sony e Panasonic anunciam novo padrão para armazenamento em mídia óptica

Com a tendência do 4K cada vez mais forte e presente, a quantidade de dados para gravar, processar, distribuir e arquivar material de vídeo digital promete aumentar, mesmo com todas as técnicas mais avançadas de compressão.

Novas necessidades abrem novas oportunidades. Na área de armazenamento de dados digitais, por exemplo, está despontando a próxima geração de padrão de mídia ótica para uso profissional, o Archival Disc, formulado pela Sony e da Panasonic.

As primeiras informações sobre a iniciativa conjunta das duas empresas saiu em junho de 2013. Recentemente, no entanto, veio o anúncio definitivo da formulação em um comunicado corporativo num dos sites da Sony.

O Archival Disc surge como mais uma alternativa para o backup de longo prazo para grande quantidade de dados, atualmente quase restrito a uma solução apenas, o armazenamento em fita LTO. As vantagens do novo padrão, segundo a Sony e Panasonic são inúmeras, algumas delas, inerentes ao suporte de mídia ótica.

“Discos ópticos têm excelentes propriedades para proteger-se contra o meio ambiente, como o de resistência ao pó e à água, e também pode resistir a mudanças de temperatura e umidade quando armazenados. Eles também permitem compatibilidade inter-geracional entre diferentes formatos, garantindo que os dados podem continuar a ser lidos mesmo com a evolução dos formatos.”

A proposta da Sony e da Panasonic traz um roteiro de desenvolvimento e implantação para os próximos anos. A principio, o padrão será implementado com a capacidade de 300GB já no segundo trimestre de 2015, para depois evoluir para capacidades de 500GB e 1TB. O aumento de capacidade de armazenamento está previsto para ocorrer concomitante ao desenvolvimento das tecnologias que estão por trás do padrão. Veja a figura abaixo.

img01

As especificações do formato, na sua primeira implementação,  são as seguintes:

Tamanho do disco (tipo): 300 GB (write-once)
Parâmetro Optico: Wavelength λ = 405 nm (nanômetros), Abertura Numérica NA = 0,85
Estrutura do disco: Disco Double-sided (3 camadas/lateral), Formatos Land e Groove
Distancia entre faixas (track pitch): 0.225μm (micrômetros)
Comprimento de bits de dados: 79.5nm (nanômetros)
Método de correção de erro: Código Reed-Solomon

O suporte de mídia do Archival Disc foi projetado para durar até 50 anos sem risco de perda de dados. O padrão conta com tecnologias de processamento de sinal avançadas como a Narrow Track Pitch Crosstalk Cancellation, a High Linear Density Inter-symbol Interference Cancellation e a gravação multi-nível. A estrutura do disco conta com dois lados com três camadas em cada um deles.

O foco do padrão, além do armazenamento de material de vídeo 4K, também está direcionado para serviços de arquivo e data centers em nuvem com manipulação de grandes quantidades de dados. As duas empresas foram taxativas em afirmar que o padrão não está sendo considerado para aplicações de uso doméstico. Isso significa que o Archival Disc não virá para substituir o padrão Blu-ray, por exemplo.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2083

Conforme prometido pela empresa no início do ano, a Avid anunciou em comunicado oficial uma programação para regularizar a prestação de contas de seus demonstrativos financeiros referentes à anos fiscais passados. A não entrega desses relatórios financeiros foi o que...
0 1861

O modelo tradicional de negócios dos grandes fabricantes de equipamento broadcast parece não funcionar mais nos tempos modernos. E, por isso, muitos deles correm sério risco de fechar as portas ou serem comprados por outras empresas. O que, aliás, já...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4860

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5337

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5972

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...