Home Notícias Câmera Sony lança mais camcorders XDCAM HD422 para o mercado broadcast

Sony lança mais camcorders XDCAM HD422 para o mercado broadcast

Quando se trata de camera, nosso foco é mais nas linhas HDSLR e cinema digital. Mas achamos que é importante acompanhar as mudanças no catálogo da Sony na parte de camcorders profissionais, e procurar entender a lógica e a estratégia do fabricante.

Primeiro, porque, historicamente, a Sony tem muita força e tradição na área de captação de vídeo profissional no Brasil. E isso tende a continuar, até porque, como se sabe, a Globo adotou o formato proprietário XDCAM HD como padrão de entrega de comerciais e programação, influenciando fortemente o restante do nosso mercado.

Segundo, porque muitos tipos de trabalho que chegam para produtoras de vídeo independente, como certos documentários e programas para TV são captados mais adequadamente com cameras que seguem um design mais convencional, com hadgrip, zoom elétrico, foco automático, e botões físicos para ajustes rápidos, que são uma especialidade da Sony.

No início do ano, demos uma geral na enxurrada de modelos de camera para vários nichos que a Sony despejou em 2012. Pois agora, a empresa volta à carga com mais modelos novos na linha PMW de camcorders XDCAM HD.

Primeiro, na NAB 2013, anunciou a PMW-400, uma camera de ombro convencional. Agora, semana passada, foi a vez da PMW-300, uma camcorder semi-ombro, mais versátil e barata, que tem mais a ver com o público do Videoguru e, por isso, vamos detalha-la um pouco mais.

As informações técnicas ainda são escassas, por esse motivo vamos nos ater apenas ao conteúdo dos comunicados de imprensa da Sony.

Ambas as câmeras compartilham a gravação em XDCAM HD422, prevêem suporte para gravação em XAVC em 2014 via upgrade de firmware, e contam com um visor colorido LCD de 3,5 polegadas de resolução 960×540 pixels. E os pontos em comum ficam nisso, porque são cameras voltadas para segmentos de mercado distintos.

pmw400

PMW-400 – Clique para ampliar.

A PMW-400 parece projetada para ocupar o espaço da PMW-350, com jeitão de ENG mais robusto. Fora o formato de camera de ombro, os grandes diferenciais do modelo são o sensor Exmor 3CMOS de 2/3 de polegada, que oferece mais sensibilidade e menor nível de ruído, um processamento interno de compensação de Flash Band, duas saídas SDI, e adaptador sem-fio para conexões 3G/4G/LTE e Wi-Fi.

A PMW-300, por sua vez, tem engate de lentes idêntico à EX3, numa pista de que ela deve vir para substitui-la, pronta para se encaixar em fluxos de trabalho que exigem maior leveza e flexibilidade. Entre outras características, destacam-se:

pmw300

PMW-300 – Clique para ampliar.

• Design semi-ombro (não deu pra ter certeza, mas parece contar com um apoio para ombro embutido para ser expandido)

• Sensor Exmor Full HD 3CMOS de 1/2 polegada;

• Oferecida com dois tipos de lentes, uma com zoom de 14x, e outra com zoom de 16x, ambas com anel de foco, para comutar entre foco manual e foco automático;

• Controle remoto com conector de 8-pinos, conectores de genlock e timecode, para operação multi-camera e configurações 3D;

• Saídas HD-SD/SDI e HDMI

• Hand-grip rotacionável

• Adaptador wireless opcional.

A PMW-400 está prevista para agosto desse ano com preço na faixa de US$16.000, enquanto a PMW-300 deve sair a partir de outubro de 2013 custando menos de US$10.000 (faixa de preço da EX3).

• • •

Com esses lançamentos, fica claro que o XDCAM HD422 a 50Mbps é o novo patamar de qualidade para camcorders profissionais da Sony, desde as de baixo custo até as mais caras, certamente para fazer frente às HDSLRs e novas cameras de cinema digital.

Nota-se ainda que outros recursos, como os sensores de tamanho maior como os de 1/2 e 2/3 de polegada, antes também exclusivos de cameras num patamar de preço bem superior, também começam a aparecer em cameras relativamente acessíveis.

Além disso, percebe-se nitidamente um esforço da Sony em oferecer outros recursos sofisticados e modernos para tentar fazer refluir o interesse em seus produtos, face à concorrência acirrada dos últimos tempos.

Se isso vai ser suficiente para reequilibrar o jogo em seu favor, a despeito de novas cameras como as anunciadas pela Blackmagic Design na NAB 2013 com características muito superiores a preços bem menores, só o tempo vai dizer.

Pessoalmente, entendo que o catálogo da Sony deveria ser mais enxuto, para otimizar as suas linhas de produção e para não confundir os potenciais compradores. E os preços precisam cair mais. Essa é uma realidade que não tem volta.

No mais, repetindo o refrão lá de cima, a linha de camcorders convencionais ainda têm seu lugar no mercado. Se a Sony fizer a coisa certa, seus produtos nessa linha podem ocupar esse espaço por muito mais tempo.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 6918

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5434

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
3 comentários Nesse post
  1. Gostaria de obter se possivel receber de vocês informações referente a filmadora PMW-400 pois sou camera man e fotografo dentro da empresa ( casa da Moeda do brasil ) ou seja no meu documento de solicitação de compra que fiz a empresa que trabalho já obtendo pela direção da empresa a liberação para compra da filmadora PMW-350K mais ao ver o lançamento da PMW-400 gostaria de saber se a memória , bateria ,microfones sem fio ou seja se todos acessorios da PMW-350 serve na PMW-400 OU seja resumindo tudo pois meu documento já pronto para compra é para PMW-350K por favor entre em contato conosgo pois quem saber se voçês podera ser nossos fornecedor na compra deste equi equipamento

    • Celso, esses modelos são da mesma família, e é bem provável que haja compatibilidade entre os acessórios de um e de outro. A bateria, com certeza, é a mesma. Nós não somos fornecedores de equipamentos, procure uma empresa de revendas da Sony Broadcast no Brasil.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4863

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5343

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5976

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...