Home Notícias Motion Graphics SXSW premia as melhores aberturas de cinema de 2012

SXSW premia as melhores aberturas de cinema de 2012

O festival South by Southwest (SXSW), que ocorre todo ano em Austin, Texas, nos Estados Unidos, tem seu forte na música. Mas, a cada ano que passa, a sua competição específica para cinema ganha mais prestígio e reconhecimento.

Entre as várias categorias da competição para filmes, uma delas chama atenção, por premiar e reconhecer o trabalho criativo numa área nobre do cinema, mas pouco lembrada nos festivais de cinema: os créditos de abertura, que em em inglês são chamados de “opening titles”, “sequence titles” e “title design”.

Desde os anos 1950, a partir do trabalho revolucionário de Saul Bass, que cruzou magistralmente  as linguagens do design e do cinema, as aberturas de cinema ganharam status de obra de arte, com uma certa autonomia em relação aos filmes.

De lá pra cá, novos artistas vêm surgindo, se apropriando de novas tecnologias e ferramentas com resultados sempre surpreendentes.

Em geral, as aberturas produzidas nas últimas décadas utilizam técnicas de motion graphics, eventualmente associadas a animação 3D e a cenas de ação-viva. Aliás, muita gente considera que esse tipo de trabalho representa o ponto alto na carreira de um artista de motion graphics.

Nesse post você vai poder conferir as melhores aberturas de cinema produzidas em 2012 em todo o mundo, de acordo com o júri do SXSW. São dezenove finalistas e três premiados.

O juri foi composto esse ano por Ian Albinson, fundador e editor-chefe do excelente site Art of the Title, Paul Babb, Presidente/CEO da MAXON Computer, Inc., e o designer Kurt Volk, do Troublemaker Studios.

Os premiados foram os seguintes:

 

Prêmio principal2013 SXSW Excellence in Title Design Award” – Pablo Gonzalez/SMOG pela abertura do filme “Joven & Alocada”

jovenyalocada

 

Premio especial do júri  – Raleigh Stewart pela abertura do filme “Crave”

crave.endtitle

 

Prêmio do público – Sai Selvarajan & Marc Chartrand/Lucky-Post pela abertura do filme “Chasing Shakespeare”

Chasing

 

Você pode assistir as aberturas e ler artigos especiais com entrevistas com os artistas premiados falando sobre o seu processo de trabalho nessa página do site Art of the Title.

Os demais 16 filmes selecionados pela competição foram os seguintes:

21 Jump Street – Designer: Brian Mah/Imaginary Forces

The Avengers – Designer: Steve Viola/Method Design

Elementary – Designer: Simon Clowes/Prologue Films

Hard Rock Medical – Designer: Jay Bond/Oily Film Company

Histories de Bruguera – Estudio: No-Domain

The Late Men – Designer: Van Poynton/The Executive Branch

Man on a Ledge – Estudio: PIC Agency

The Man Who Shook the Hand of Vicente Fernandez – Designer: Craig Denham/Curiosity Shoppe

ParaNorman – Designer: Aaron Sorenson/LAIKA/house

Red Lights – Designer: Jorge Calvo/Chelsea22

Sasquatch! Festival 2012 – Estudio: WINTR

Silent Hill: Revelation 3D – Designer: Kook Ewo

Sinister – Designer: Aaron Becker/Becker Design

Skyfall – Designer: Daniel Kleinman/Rattling Stick, Framestore

Smashing Conference – Estudio: No-Domain

Weeds – Designer: Robert Kopecky/IdeaRocket

 

Assista a todos os selecionados nessa outra página do site Art of the Title. Vale a pena conferir. Os trabalhos são de qualidade excepcional. Alguns deles também contam com links para artigos especiais.

O festival SXSW também premia, além das aberturas e na mesma área de Film Design, a categoria de cartazes de cinema.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

Na semana do mega evento Adobe MAX 2014, conferência ocorrida de 3 a 7 de outubro em Los Angeles, California, a Adobe lançou as novas versões dos aplicativos de vídeo digital CC 2014.1, que haviam sido anuncias na IBC...

2013 foi um bom ano para o After Effects, quando passou a ostentar a alcunha de CC, como os outros aplicativos da Adobe. Muitas demandas de usuários foram atentidas e o programa caminhou passos largos em algumas áreas importantes,...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5017

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5478

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6127

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...