Home Tutoriais Final Cut Pro X Trabalhando com arquivos multi-camadas no Final Cut Pro X

Trabalhando com arquivos multi-camadas no Final Cut Pro X

Em mais um recurso introduzido pela versão 10.0.3, agora o FCPX reconhece arquivos Photoshop (.psd) que contenham multiplas camadas de imagem.

Isso não chega a ser uma novidade, já que as versões anteriores do FCP clássico também tinham o mesmo recurso. Então, a Apple está apenas repondo algo que já tínhamos à nossa disposição.

O que muda agora é apenas a maneira como o recurso está implementado. Antes, os aquivos .psd eram importados como sequências com trilhas de vídeo correspondentes às camadas de imagem no Photoshop.

Agora, o FCP oferece um novo tipo de clip, exclusivo para os arquivos Photoshop multi-camada, chamado de Layered Graphic, com um ícone próprio que aparece na lista do Event Browser e no canto superior esquerdo do filmstrip.

Os arquivos Photoshop continuam precisando estar em RGB com os efeitos e estilos rasterizados. Uma vez abertos, os clips do tipo Layered Graphic são apresentados e comportam-se como compound clips. Eles, inclusive, são exibidos em filtragens de compound clips no Event Browser.

No clip Layered Graphic, a camada inferior do arquivo Photoshop importado funciona como um storyline primário, ao qual ficam conectados outros clipes superpostos verticalmente, representando as camadas superiores do arquivo gráfico original.

Com a nova opção Clip Skimming, é possível visualizar cada clip conectado individualmente no painel Viewer. Os diversos clipes podem trocar de posição na hierarquia visual, assim como aceitam efeitos, mudanças na opacidade e nas propriedades geométricas, inclusive com animações, como qualquer outro clip dentro de um projeto.

Tudo isso e um pouco mais, você vai poder assistir no video abaixo, um novo episódio do MacBreak Studio, apresentado por Steve Martin, com a participação de Mark Spencer.

 

 

Para assistir mais tutoriais do Macbreak Studio aqui no Videoguru, acesse nossas categorias de tutoriais do FCPX e do Motion. Você também pode visitar o site da Pixel Corps.tv e o seu canal de vídeos no Youtube. E para assistir tutoriais mais completos e aprofundados, visite site da Ripple Training e adquira um de seus pacotes pagos de treinamento.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

A versão 10.1 do Final Cut Pro X mudou completamente a estrutura de organização de arquivos do programa. Isso significa que a forma de trabalhar se modificou em vários aspectos para os quais você precisa estar atento. E para ajudar...

Tanto a Range Tool como o Shape Masks podem ser consideradas ferramentas super úteis, que todo mundo conhece e sabe para que serve, mas nem sempre sabe como tirar o melhor proveito delas. Nesse caso, nada como um guru...
2 comentários Nesse post
  1. amigo tenho tido muita dificuldade de fazer uso dos arquivos do photoshop no FCX, pois tem algumas transicoes que nao sao independentes… pra cada camada.. ela interfere tamebm na camada abaixo… isso e normal? pois tinhamso uma liberdade maior no FC7 pra animar com transicoes de cada camada no final cut… tem alguma orientacao especifica pra esta minha dificuldade?

    • Guto, você poderia ser mais específico? Explique melhor o que está acontecendo, como você está trabalhando, que transições estão dando problema, por favor.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4868

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5347

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5980

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...