Home Artigos Hardware Três microfones inovadores

Três microfones inovadores

Nem os tradicionais microfones escapam das mentes criativas desses tempos tão modernos. Vamos dar uma olhada em três microfones que podem mudar bastante o nosso trabalho.

Para começar, uma daquelas invenções para as quais olhamos e nos perguntamos: “Por que não pensei nisto antes?”. Pois é, o Rode VideoMic HD não é apenas mais um modelo da famosa marca para ser colocado na sapata do flash de sua HDSLR favorita. Além de captar som, ele também grava. Isto mesmo!

O novo microfone promete dispensar os gravadores digitais tradicionais pois já vem com um embutido. Utilizando a mesma cápsula e praticamente os mesmos circuitos do fantástico microfone profissional NTG3, ele incorpora um desenho super-cardióide e é blindado contra interferências de RF.

Mas o gravador embutido é o que faz a grande diferença, pois além de gravar internamente, também oferece uma saída de som tradicional para sua HDSLR ou câmera de vídeo. Assim, você obtém, também, um som guia da melhor qualidade. Os arquivos de som são gravados em um cartão microSD.

O microfone conta também com uma porta microUSB para facilitar a transferência de arquivos e facilitar futuros upgrades. Uma saída para fones de ouvido permite monitorar o som a ser gravado enquanto que um painel de LCD ajuda a manter os níveis corretos e monitorar outras funções.

Como se não bastasse, o VideoMic HD já vem blimpado contra o vento e flutua em um sistema avançado de suspensão. Contando com vários modos de saída, opção para som balanceado e diversos filtros eletrônicos, só falta agora saber o preço e quando a Rode vai por à venda esse monstrinho. Para receber essas informações, você pode se cadastrar aqui.

Se você é como eu e não consegue largar seu iPad, agora mesmo é que o coitado não vai ter mais descanso. Como se os inúmeros aplicativos para produção e pós já não fossem suficientes, que tal transformar seu lindo tablet em um estúdio portátil de gravação? Pois o MiC, da Apogee, torna isso possível.

Ele já vem com uma interface para seu iPad ou iPhone, mas também pode ser ligado diretamente a seu Mac via USB. E possibilita gravar com qualidade de estúdio graças à sua cápsula do tipo condensador. De locuções a músicas, o MiC faz parceria direta com o GarageBand. Não poderia ser mais fácil.

Mas de que adiantaria um microfone tão portátil se ele não aguentasse o tranco? Daí o MiC ser feito todo de metal. Perfeito também para gravar entrevistas, quem sabe ele ainda não te inspira a gravar seu próprio podcast? Qualidade é o que não falta com um pré embutido com qualidade de estúdio e saída analógica em 44.1 ou 48KHz, 24 bits.

Com lançamento previsto para fevereiro de 2012 a um preço de US$ 199,00 (na terra do Tio Sam, é claro), é difícil não se imaginar levando um desses no bolso o tempo todo.

Mas se a idéia de carregar um “volume” desses no bolso pode lhe colocar em situações um tanto constrangedoras, então que tal algo mais compacto? É aí que surge o Tascam iM2. O microfone estéreo ultra compacto que transforma seu iPhone, iPad ou iPod Touch em um gravador digital portátil, assim como os modelos oferecidos pela própria Tascam.

Demais, né? Afinal, seu iPhone já anda com você o tempo todo. Mas e se alguém resolve te ligar bem na hora da gravação?… Melhor ligar o modo avião só para garantir. Os microfones são os mesmos que equipam a famosa série DR de gravadores digitais da empresa.

Para garantir a mais alta qualidade de gravação, o iM2 possui seus próprios pré-amplificadores de alto nível que são ligados diretamente aos circuitos de gravação de seu iDevice favorito, ignorando o pré bem mais simples que vem com ele. O microfone possui ajuste de nível de gravação, além de um limitador para sons muito altos.

Ele não precisa de baterias pois se alimenta do próprio iDevice. Mas, em caso de gravações mais longas, o iM2 possibilita a carga do aparelho por USB (conectado a um computador) ou pela fonte adaptadora opcional da própria Tascam. Um recurso interessante é que este microfone estéreo pode ser utilizado como alternativa ao microfone interno na gravação de vídeos pela câmera de seu iDevice.

Ao contrário dos outros dois microfones acima, o iM2 encontra-se à venda imediatamente. Também é o mais barato dos três e pode ser comprado na famosa B&H por meros US$ 72,00.

Então, já decidiu qual vai comprar? Agora você não terá mais desculpas para fazer gravações de baixa qualidade. A não ser que seus ouvidos sejam bem piores que qualquer um desses fantásticos microfones.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
12 5223

O cinema digital nunca viveu um período tão interessante. Se a câmera de cinema digital chinesa iniciou a revolução dos preços baixos, foi a Blackmagic que venceu a corrida e lançou no mercado as verdadeiras câmeras revolucionárias. Agora...
30 6369

Eles são a última novidade do mercado. Monitores bem mais largos que o normal e que oferecem muito mais espaço para trabalhar. Além disso, são perfeitos para reproduzir filmes em formato cinemascope. Com um desses monitores você consegue praticamente o...
5 comentários Nesse post
    • Junior, para acessar a B&H, que é uma das melhores lojas para se comprar equipamentos de fotografia e vídeo nos EUA, basta clicar no logo no canto direito superior da nossa página inicial. Eles entregam no Brasil. O Microfone Tascam pode ser usado na gravação de vídeos.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5186

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5658

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6313

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...