Home Notícias Outros Um panorama atual do ecosistema da edição de vídeo

Um panorama atual do ecosistema da edição de vídeo

Evan Schechtman está de volta em mais uma apresentação matadora na loja Tekserve de Nova Iorque, sobre o atual ecosistema da edição de vídeo.

Vale lembrar que ele foi o astro de outro vídeo de uma popular apresentação na mesma Tekserve, em que defendeu ardorosamente o FCPX, numa época em que o programa era atacado por todos os lados sem dó nem piedade.

Para esse encontro, ocorrido uma semana antes da NAB 2012, Evan nos reservou uma análise do panorama atual da pós-produção de vídeo na era pós FCP7, como diretor técnico da produtora Radical Media (onde adotou uma solução mista de FCPX, Resolve e Smoke).

Ele começa apresentação lembrando sistemas que marcaram os anos de evolução dos sistemas de edição não-linear por computador. A seguir, chama atenção para a importancia de dois  deslocamentos tecnlógicos na pós-produção de vídeo: o processamento auxilado por placas gráficas, especialmente a tecnologia OpenCL, e a utilização de sistemas e programas 64-bit.

Evan é uma verdadeira metralhadora de frases bem articuladas, armado de seu Mac com apresentações espertas no Keynote.

Na sequência, ele compara os softwares Premiere, Final Cut Pro X e Avid Media Composer 6 numa tabela com uma dúzia de aspectos, fala do fluxo de trabalho em RAW, observando seus benefícios e pré-requisitos, e passa para uma a analise mais detalhada dos três programas e mais o Smoke, anotando os prós e contras de cada um deles.

A partir daí, Evan fala de XML e metadados, mostrando um projeto originário do FCP7, transitando via XML para o FCPX, Premiere, Avid e Smoke. Seus assuntos seguinte são a área de Digital Asset Management (DAM), com destaque para o software CATDV, e a tecnologia Thunderbolt, com uma detalhada avaliação do conjunto de alternativas e soluções existentes.

A apresentação dura mais de uma hora e vinte minutos, que passa rápido no ritmo alucinado do discurso de Evan. Para quem domina o inglês, vale a pena separar um tempo para assistir.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2126

Conforme prometido pela empresa no início do ano, a Avid anunciou em comunicado oficial uma programação para regularizar a prestação de contas de seus demonstrativos financeiros referentes à anos fiscais passados. A não entrega desses relatórios financeiros foi o que...
0 1919

O modelo tradicional de negócios dos grandes fabricantes de equipamento broadcast parece não funcionar mais nos tempos modernos. E, por isso, muitos deles correm sério risco de fechar as portas ou serem comprados por outras empresas. O que, aliás, já...
2 comentários Nesse post
  1. Muito bom,
    Alguem se abilita em traduzir?
    Estava muito curioso porem meu ingles nao chega a esse nivel …
    Obrigado

    • Erik, lamentamos muito não termos condições de traduzir os videos originalmente falados em inglês. Nosso site ainda não tem recursos suficientes para isso. Mas estamos projetando parcerias que podem criar essas condições. Enquanto isso, achamos que vale a pena continuar postando bom conteúdo na lingua inglesa porque sabemos que muitos conseguem ter algum nível de entendimento, e aproveitar, mesmo que parcialmente, o valioso material que pesquisamos diariamente na web. Também temos planos de, assim que for possível, produzir nossos próprio videos, na nossa lingua, claro.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4971

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5432

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6075

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...