Home Artigos Software Uma claquete inteligente para seu iPad

Uma claquete inteligente para seu iPad

Quem é que gosta de passar horas preenchendo metadados no programa de edição? A vontade é sair logo cortando, não é? Pois com a QRSlate para iPad, iPod Touch e iPhone, é exatamente isso que você vai poder fazer.

As claquetes para iPad são muito úteis, principalmente para quem filma com HDSLRs. Mesmo com a sincronização automática por audio do Final Cut X, o beep da claquete ajuda muito o programa a descobrir o ponto certo. Aém disso, a claquete serve como guia visual para sincronizar câmeras sem som de referência e, mais importante, contém as informações de câmera, cena, tomada, etc.

Nos velhos tempos, um assistente ou o próprio editor acabavam tendo que preencher essas informações manualmente, no programa de edição, para ter o trabalho minimamente organizado. E no FCP X a organização dos metadados passa a ter um papel ainda mais importante. Que saco…

Mas você não precisa mais morrer de tédio graças à QRSlate. Porque ela gera um código de barras especial para cada tomada, com praticamente todas as informações necessárias para seu programa de edição favorito (Avid Media Composer, Final Cut Pro 7, Final Cut Pro X, ou Adobe Premiere Pro).

Basta você enquadrar a claquete na hora de batê-la para que o programa consiga ver o código de barras e pronto. Depois, basta você importar os vídeos no programa QRSlate Desktop que, em pouquíssimo tempo, este gera os metadados relativos a cada tomada. Aí você importa os vídeos resultantes normalmente no seu programa de edição e pronto.

Veja como funciona no vídeo abaixo.

O app para o iPad é gratuito e pode ser encontrado aqui. O para iPod Touch e iPhone, aqui. O QRSlate Desktop, que faz a conversão, custa US$39,00. Uma pechincha que, considerando o tempo que poupa, paga-se facilmente no início do primeiro trabalho. Você pode comprá-lo aqui.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Autor
Paulo trabalhou na Rede Globo de Televisão como roteirista, diretor e editor e também escreveu sete longa metragens do grupo Os Trapalhões. Em 1991, abriu uma produtora nos EUA, onde conquistou vários clientes importantes, recebeu diversos prêmios e escreveu centenas de artigos como editor contribuinte para algumas das mais importantes publicações profissionais americanas e internacionais. Hoje Paulo trabalha como colorista para TV e cinema, com clientes no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Artigos relacionados
1 5613

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5301

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...
2 comentários Nesse post
  1. olá !! impossível o uso da claquete, a não ser que vc so filme no escuro e seus takes nao tenham luz de ataque, tudo reflete ! em externa então …

    • Já uso a claquete Movie*Slate faz dois anos, sem nenhum problema, em interiores e exteriores. Mas não testei a QR Slate. Realmente, se houver reflexos, deve atrapalhar a leitura do código de barras. Obrigado pela dica!

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4863

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5343

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5976

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...