Utilizando a camera no Motion em animações de cenas 3D
O Motion é hoje a grande fábrica de efeitos do FCPX, mas é também um excelente programa de composição de imagem, inclusive com recursos 3D de muita qualidade, que pode atender bem em muitos tipos de aplicações para motion graphics.
No Motion, todos os grupos e camadas, por natureza, possuem propriedades de transformação geométrica nos eixos X, Y e Z, ou seja, podem ser operadas no espaço tridimensional. O programa também permite habilitar grupos tridimensionais, fazendo com que um conjunto de camadas funcione como uma composição tridimensional à parte. Por fim, ainda é possível acrescentar uma ou mais cameras para trabalhar em três dimensões, com a ajuda de uma série de recursos on-screen para mudar e controlar vistas, e também operar a camera.
Nesses dois vídeos que apresentamos nesse post, ambos novos episódios da série MacBreak Studio, você pode assistir Mark Spencer fazendo uma demonstração básica e ao mesmo tempo bastante completa das possibilidades da criação de cenas 3D e operação de camera no Motion.
No primeiro vídeo, Spencer mostra os ajustes iniciais para trabalhar no espaço tridimensional e como criar e operar uma camera. No segundo vídeo, ele avança nos recursos 3D, com demonstrações de animação de camera simulando movimentos de camera realistas.
Parte 1
Parte 2
Para assistir mais tutoriais do Macbreak Studio aqui no Videoguru, acesse nossas categorias de tutoriais do FCPX e do Motion. Você também pode visitar o site da Pixel Corps.tv e o seu canal de vídeos no Youtube. E para assistir tutoriais mais completos e aprofundados, visite site da Ripple Training e adquira um de seus pacotes pagos de treinamento.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.