Home Notícias Outros Vem aí o HDMI 2.0!

Vem aí o HDMI 2.0!

A superação de limites é uma constante na tecnologia digital. A cada grande inovação, surgem novos horizontes para os cientistas e desenvolvedores, eternamente pressionados pela sede insaciável de novidades da indústria de eletrônicos.

A moda agora é oferecer resoluções de vídeo mais altas do que a alta-definição. Depois do Ultra HD e 4K, já se fala de 6K e 8K. Vale tudo para sensibilizar o consumidor para comprar novos equipamentos, mesmo que ele não precise deles ou que não lhes façam muita diferença.

Mais resolução significa maior volume de dados e, consequentemente, melhores técnicas de compressão, suportes com maior capacidade de armazenamento e velocidade, além de  interfaces de comunicação mais velozes.

Daí que estão aparecendo tecnologias como o USB 3.0, o Thunderbolt 2 e, agora, o HDMI 2.0.

Semana passada, o HDMI Forum anunciou a liberação da versão 2.0 do HDMI Especification, a primeira a ser desenvolvida pela entidade, que congrega mais de 88 companhias. A atualização promete ajudar a viabilizar a popularização dos novos padrões de resolução na eletrônica de consumo, computadores pessoais, e dispositivos móveis.

A nova especificação é retro-compatível com as versões anteriores, mas não define novos cabos ou conectores, uma vez que os cabos High Speed atuais suportam o aumento da largura de banda previsto.

Conheça as principais características do HDMI 2.0:

• aumento de largura de banda para até 18Gbps;

• suporta 4K @ 50/60, (2160p – Ultra HD), que é quatro vezes maior que a resolução de vídeo 1080p/60;

• suporta até 32 canais de áudio para uma experiência imersiva de áudio multi-dimensional;

• suporta  freqüência de amostragem de áudio até 1536kHz, para a mais alta fidelidade de áudio;

• Entrega simultânea de duplo-fluxos de vídeo para múltiplos usuários na mesma tela;

• Entrega simultânea de áudio multi-fluxo para múltiplos usuários (até 4);

• Suporte para proporção de tela grande angular 21:9;

• Sincronização dinâmica dos fluxos de áudio e vídeo;

• Extensões CEC fornecem comando expandido e controle de dispositivos eletrônicos de consumo através de um único ponto de controle.

O HDMI 2.0 é mais um elemento dessa pavimentação da indústria de consumo na direção do Ultra HD. Vale a pena ler um post recente do Videoguru sobre o assunto.  É a lógica dos fabricantes para sempre vender mais: novas cameras, novos players, novos codecs, novos cabos, novas interfaces, novos suportes, novas telas, projetores e por aí vai.

Só nos resta aproveitar o bom e minimizar o lado ruim desse processo, tentando se adaptar na medida e no tempo exato para acompanhar as mudanças tecnológicas. E o HDMI 2.0 parece que é a interface do futuro para exibição de vídeo Ultra HD.

Você pode obter mais informações sobre o HDMI 2.0 no site do HDMI Forum.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2183

Conforme prometido pela empresa no início do ano, a Avid anunciou em comunicado oficial uma programação para regularizar a prestação de contas de seus demonstrativos financeiros referentes à anos fiscais passados. A não entrega desses relatórios financeiros foi o que...
0 1972

O modelo tradicional de negócios dos grandes fabricantes de equipamento broadcast parece não funcionar mais nos tempos modernos. E, por isso, muitos deles correm sério risco de fechar as portas ou serem comprados por outras empresas. O que, aliás, já...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5076

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5534

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6192

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...