Home Em destaque VideoGuru encerra a fase de blog e se prepara para novos desafios

VideoGuru encerra a fase de blog e se prepara para novos desafios

Vocês devem ter reparado que, desde que começou 2015, não publicamos nenhum post novo. De fato, nunca ficamos tanto tempo sem nenhum post novo. Há uma razão para isso e agora, com esse post especial, você vai saber qual é.

Faz pouco mais de três anos que o VideoGuru foi colocado no ar, trazendo para o Brasil um projeto de blog de notícias e artigos técnicos sobre vídeo digital, a exemplo de outros consagrados no exterior. Cerca de um mês depois de criado por João Velho, esse sonho ganhou a adesão de Paulo M. de Andrade, que acabou por se tornar parceiro e sócio do blog. A resposta de público aos nossos artigos já nos dois primeiros anos foi incrível.

Procuramos atrair novos colaboradores convidados, mas a verdade é que tornou-se muito difícil encontrar pessoas com perfil e experiência adequados para um projeto como esse. Mesmo assim tivemos algumas colaborações valiosas ao longo desse tempo, às quais somos muito gratos. Gostaríamos de citar nominalmente: Marcus Tomazetti, Daniel Couto, Piu Gomes, André Sheik, Alfredo Barros e Alexandre Comar.

Queremos ainda lembrar e agradecer a parceria e o apoio do site de stock media Pond5 por um ano e meio a partir do segundo semestre 2012, com uma especial deferência ao Tom Bennet, ao Rodrigo Savastano e à  Luanda Baldijão.

No fim de 2013 criamos o que consideramos uma espécie de VideoGuru 1.5, com um formato de revista. Para fazer a reformulação, nosso web designer desde o começo, Murillo Camargo, a quem também somos muito gratos, pôs mais fé no projeto e também tornou-se nosso parceiro. Ainda contratamos um especialista em fóruns PHP-BB, Marcus Vinny, que programou o fórum do VideoGuru, que estreou junto com o novo formato do blog.

O trabalho foi árduo, porém gratificante. Conseguimos ao longo de todo esse tempo publicar um total de 477 posts.

No entanto, no segundo semestre de 2014, não houve jeito, e caiu a ficha. Era preciso encarar a realidade de que não seria viável bancar esse modelo de blog por muito mais tempo. Viu-se que, tanto João como Paulo não teriam mais como compatibilizar suas outras atividades com este projeto na forma como ele foi idealizado, apesar de apaixonante e revolucionário e, em consenso, concluíram que esse próximo ano teria que trazer mudanças profundas para o VideoGuru.

A partir de março de 2015, o site encerra o projeto e essa fase de blog com a produção de artigos e notícias sobre vídeo digital, e vocês verão, por um tempo indefinido e de transição, um layout mais simples e sem fórum. Com isso, Paulo M. de Andrade deixa de ser parceiro do site, e João Velho ficará fazendo apenas uma espécie de manutenção básica do blog nesse desenho simplificado com a publicação eventual de um ou outro post.

Mas é importante frisar que o nosso legado de artigos seguirá no ar, incluindo aqueles escritos e postados por Paulo, que agradece o carinho dos leitores e deseja muito sucesso a todos. O compromisso com vocês, leitores de língua portuguesa no Brasil e no exterior, é o que nos motiva a proporcionar que esse valioso conteúdo siga colaborando para a formação de inúmeros profissionais espalhados pelo mundo todo.

Mais para frente, ainda em 2015, existe a intenção de reinventar o VideoGuru completamente e de forma estrutural, meio como uma versão 2.0. Não podemos adiantar nada por enquanto, mas estamos estudando novos formatos e modelos coerentes com a missão que norteou o seu surgimento, mas que sejam sustentáveis. Mesmo com qualquer mudança que venha a ser feita, faremos todo o possível para que o legado de conteúdo dessa primeira fase de blog seja mantido em um link específico e de forma permanente.

Sendo assim, gostariamos de agradecer nosso público leitor por ter nos prestigiado de maneira fantástica até aqui, lendo, comentando e compartilhando os links de nossos posts. Vamos sentir saudades desse contato com vocês e dessa maravilhosa e enriquecedora experiência, mas, como se diz, “é vida que segue”. No mais, queremos deixar um abraço e desejar a todos um excelente ano de 2015.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
1 1448

10 comentários Nesse post
  1. Olá pessoas do Videoguru.
    Os nascimentos costumam ser + interessantes q as mortes, embora elas sejam necessárias.
    Vcs ñ comentam os motivos q levam ao encerramento de uma atividade tão salutar, numa sociedade com tanta podridão como a do Brasil, sil, sil, sil …..
    Pois é, se a dificuldade for financeira, convoca a galera q acompanha o videoguru nesses três anos.
    Sempre q for pra agregar, eu to dentro pro q der e vier.
    Aguardando notícias + alvissareiras, agradeço, abraço

  2. Uma pena, já que no Brasil o compartilhamento de informações parece ser algo nocivo. Quem sabe muitas vezes faz questão de não dizer com medo de entregar seu segredo e ganhar um concorrente – bem diferente dos fóruns norte-americanos onde tudo é compartilhado. Talvez esse aprendizado contínuo de lá contribua com o aprimoramento dos que estão interessados em fazer algo realmente melhor – o que este blog com certeza ajudou a contribuir até agora. Sucesso aos amigos gurus.

  3. Ficamos tristes, pois foi e é uma troca de informações muito importante neste meio, aprendi bastante estando aqui, abraços a todos e obrigado.

  4. Também quero agradecer bastante, pois o conteúdo deste site é muito interessante para mim. Continuarei acessando o site normalmente. Obrigado por não excluir o conteúdo.
    Abraços a todas as mentes que regeram o blog por todo o período e boa sorte aos que continuarão…

  5. Que pena, gostava demais do que era postado aqui. Sempre apresentado de forma objetiva, clara, mas ainda sim muito completa. Torço que a fase 2.0 venha logo! Abraços e sucessos.

  6. Aprendi bastante com voces , excelente blog , mas a crua verdade é que o mercado brasileiro de vídeo é ainda amador, e sempre citei aqui ” quantos aqui tem um edital aprovado e com dinheiro na conta” ??? – enfim nosso mercado tupiniquim não suporta o nivel do blog que é muito alto e tecnico uma realidade absolutamente limitada e para poucos. sensacional – mas cada um que aprenda pesquisando e estudando, as dicas foram muito bem dadas por aqui, abraços e realmente obrigado !

  7. Uma pena, mas sei que virão coisas melhores pois confiamos nesta equipe maravilhosa. Muito obrigado por tudo que vocês nos proporcionaram até aqui! Até logo mais!

  8. Obrigado pela oportunidade, João.
    Mesmo que de forma tímida, foi muito gratificante minha participação neste projeto.
    Espero que vocês continuem se reinventando e, sempre que precisarem,
    contem comigo.

    Grande abraço! Que venha o 2.0.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4921

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5400

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6031

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...